terça-feira, abril 25, 2006

25 de ABRIL!


Queria contar a história do 25 de Abril aos meus filhotes, explicar-lhes a importância deste dia.
Considerando que História não é o meu ponto forte andei a fazer uma pesquisa na net e encontrei este texto de que gostei.

O 25 de Abril para as Crianças: L.ª & Cª no meio da revolução

ESTA HISTÓRIA É VERDADEIRA?

Não, é claro que não!
Toda a gente - e os escritores são como toda a gente - pode inventar histórias. Mas as histórias dos escritores - que são inventadas - costumam falar de coisas que podiam ter sido verdade. É a criação literária.

Mas então, nesta história, o que é que é verdade e o que é que é inventado?
Os gémeos, o Luís, a Ana, a avó, são inventados, é claro. O roubo também.
Mas existe um Laboratório em Sacavém que em 1974 se chamava Laboratório de Física e Engenharia Nucleares e onde está instalado o único reactor nuclear que existe em Portugal.
E o que aconteceu em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, também foi verdade.
Na madrugada do dia 25, por todo o Portugal, várias unidades militares revoltaram-se e dirigiram-se a Lisboa para mudar o governo, extinguir a PIDE, libertar os presos políticos, fazer eleições livres, abolir a Censura, acabar com a guerra em Angola, Moçambique e Guiné.
Era uma revolução!
Os militares revoltosos apelaram pela rádio "a todos os habitantes da cidade de Lisboa, no sentido de recolherem a suas casa, nas quais se (deviam) conservar com a máxima calma".
Não foi isso que os lisboetas fizeram: vieram para a rua dar vivas à Liberdade, ajudar e oferecer cravos aos soldados

O Chefe do Governo - nessa altura chamava-se Presidente do Conselho e era o Professor Marcello Caetano - refugiou-se no Quartel da Guarda Nacional Republicana, no Largo do Carmo, em pleno Centro de Lisboa. Foi para lá que se dirigiu o Capitão Salgueiro Maia, com os seus soldados e alguns blindados.
E logo aí a população ajudou! Como nessa zona de Lisboa há muitas ruas estreitinhas, indicou ao Capitão Maia quais eram as melhores ruas e, uma vez chegados ao Largo do Carmo, disse-lhe a melhor maneira de alguns soldados subirem aos telhados para melhor controlarem a situação.
O cerco ao Quartel do Carmo durou a tarde toda: o Capitão Salgueiro Maia chegou ao Largo do Carmo cerca do meio-dia e trinta e só às sete e meia da tarde é que o Professor Marcello Caetano se rendeu.
No resto de Lisboa e no resto do País quase não houve resistência à Revolução; à noite, o General Spínola, Presidente da Junta de Salvação Nacional (era o novo governo) aparece na Televisão a anunciar o novo regime político que é aquele em que vivemos agora.
Foi bom? Foi mau?
Isso não nos compete a nós dizer. Nós só quisemos contar uma história que se podia ter passado naqueles dias que ficarão para sempre na História de Portugal.

Também gostei muito deste livro: O Tesouro

15 comentários:

Anónimo disse...

Olá Querida!!!
Pela primeira vez consigo ser a primeira (desculpa a redundância) a deixar-te um miminho. Deve ser porque em Portugal é feriado. Nós, pelo contrário, estamos no batente. Obrigada pelo texto sobre o 25 de Abril, que independentemente de ter sido bom ou não, constitui indubitavelmente um marco importantíssimo na nossa história recente. Estou feliz por o Daniel e a Eliana já estarem totalmente recuperados. Beijocas para os quatro. Susana Ramos
P.S. O meu endereço de hotmail já está de novo operacional. Aguardo-te lá.

Charilas disse...

Só para vos deixar um beijinho e dizer que em breve vou responder ao questionário.

Beijinhos,

Sandra

Mae Frenética disse...

Olá!
Apesar de mtas coisas negativas se associarem ao Pós-25 de Abril, mto provavelmente sem ele hoje não teríamos a liberdade para ter blogs.
Beijos

Amor de Mãe disse...

Ola Amiga, k belo texto sobre um marco tao importante na nossa historia... sinceramente, ate essa epoca, eu gostava da historia de portugal... houve muitos marcos de orgulho para o nosso pais(principalmente na epoca da monarkia) e na democracia, este tem o mm louvr...Infelizmente, hj em dia, há pc k nos orgulhe do nosso pais... Eu amo Portugal, mas, infelizmente, esta na situaçao financeira k esta e espere k recupere para eu voltar para la...
Qt aos comentarios, nao sei bem o k se passou... criei outra vez o blog de raiz com outro endereço e parece estar bem agora...
Jinhos amiga pra ti e pros teus filhotes!!!

Cláudia disse...

Gostei bastante da "estoria".
Mesmo que não seja feriado onde estás...acredito que saibas dar valor ao que o 25 de Abril representou e ainda hoje representa...beijinho

akombi disse...

muito bem explicado, imagino que os pequenos devem de ter adorado a história.

jinhos

Adriana disse...

Olá, obrigada por me linkares. A Gabriela nasceu a 28-04-2003.
Beijocas enormes

Mil Coisas disse...

É bom existirem histórias assim para podermos contar aos mais pequenos, não é?

Beijocas,
Rute e André

Xana disse...

é bom saber que a memória não se apaga!!! Sabes fico chocada quando vejo os novos adultos deste pais, não saberem sequer o que significa... eu cresci com o 25 de abril e a ouvir contar histórias na 1º pessoa..... e tenciono um dia se me for permitido :( , passar tb essas historias..... bem cá foi feriado, ....um resto de boa semana de trabalho!!!!
beijos tica

Susana disse...

Viva ao 25 de Abril e que ele calhe mais vezes perto do fim de semana que a malta agradece lloooooll
jinhos gandes

A Tendinha disse...

25 de Abril... Sempre! :)

(parte mais importante do comentário: O MIGUEL JÁ NASCEEEEEEEU!!! - o que não deve ser novidade; aposto em como abriste o blog da Costinhas antes do teu! ;) )

RB disse...

25 de abril sempre, fascismo nunca mais!
assim esperamos!!!
assim já pode cuscar mais abaixo!
bjs

Amor de Mãe disse...

Vou ver se nao me eskeço de passar por aki pa lhe dar os parabens!!!espero k seja... a cd dia k se aproxima, fico mais nervosa...Jinhos

Flores disse...

excelente forma de lhes explicar.

T disse...

Está excelente a história e acho que é realmente importante os pequenitos ficarem a entender o que significam estes dias... Faz tanta confusão quando nos apercebemos que a malta mais novita não sabe tantas vezes o que se passou no 25 de Abril de 74.

Beijocas

http://minha-filhota.blogspot.com/