terça-feira, abril 18, 2006

AGORA QUE O CORAÇÃO JÁ NÃO ESTÁ (TÃO) APERTADINHO...

Um fim de semana grande que prometia muito mimo e muita brincadeira.
Um fim de semana em que estava planeado o papá ir com o boneco ao Centro Cultural
Iam ver um espectáculo de Páscoa para crianças: Labirinto
Iam...

Na madrugada de sexta para sábado acordei às 3 da manhã
Um choro sentido, tipo gemido vinha do quarto ao lado
Corri para lá
O meu boneco sentado na cama, mal disposto a tentar vomitar.
“Quero leitinho” choramingou.
Pensei que fosse fome, tinha jantado pouco...
Leitinho pronto, leitinho bebido, leitinho por fora
Leitinho nele, na cama, em mim, no chão...
E o choro cada vez mais sentido, mais gemido...
Febre: 38.2, um supositório muito negociado...
Tudo limpo, acalmou, dormiu.
Má disposição , pensei.
Como estava enganada!
Uma hora mais tarde tudo de novo.
O choro, o leitinho, a limpeza...
Cinco da manhã, Seis, Sete...
E eu já sem saber o que lhe devia fazer
Ignorante continuava a insistir no leitinho
E ele continuava a pedi-lo e a bebê-lo... (e o leitinho continuava a sair)
Às dez a febre voltou e ele continuava sem tolerar nenhuma comida
Nem água...
Sábado de Páscoa, feriado...
O pediatra não dá consultas
Não quero levá-lo ao hospital
Tenho medo que o internem
Que o ponham a soro.
Mas não quero vê-lo sofrer
A medo sugiro a ida ao hospital
Ele recusa, o papá sugere o telefonema ao pediatra antes.
Telefono...
“Não, não o leve ao hospital, dê-lhe água fria do frigorífico, mais nada.
Às 3 no meu consultório, eu vou lá consultá-lo”
Respiro um pouco mais aliviada.
São quase 11 horas...
Falta TANTO até às 15...
E ele continua deitado
A gemer, a vomitar, enrolado na cama
E eu sinto-me impotente, pequena
Queria ficar com a dor dele
Muito miminho, muitas lágrimas (dele que eu choro para dentro)
Adormece, vencido pelo cansaço
E o tempo vai passando
No consultório a sensação estranha de vazio
Só lá está o pediatra...
Observa-o preocupado, faz perguntas
O que comeu, como estava antes...
A mana choraminga, tem medo do pediatra
O diagnóstico: amigdalite e estomatite
As aftas que o afectam desde há mais de uma semana são as culpadas
Foram elas que alojaram o “bicho” que provocou a amigdalite e agora a estomatite.
Muita dieta, tentar manter o antibiótico no estômago (tarefa árdua...)
Beber água com açúcar para não desidratar e ter alguma energia...
Beber Pocari, tem magnésio faz bem ao estômago...
E esperar, esperar que vá melhorando
Que consiga manter a comida no estômago.
À noite chorava que não conseguia andar
Não tinha forças
E o meu coração apertadinho também chorava
Dói tanto ouvir esta frase da boca de um filho
Uma criança de 3 anos.
E levei-o ao colo para o quarto
E expliquei que depois de passar o dói-dói ia ter forças para andar.

Melhorou
No dia seguinte estava um pouco melhor
A comida ia ficando, pouca, muito pouca de cada vez. E fria.
Dois dias depois experimentou a comida morna. Ficou
E experimentou o leitinho que tanto adora. Ficou
Hoje foi à escola, com a recomendação de não comer doces...
E o meu coração volta a ficar pequeno com medo que os coma
Com medo que volte tudo outra vez.
Ainda está em recuperação...
Vai ficar bom.
Já brinca.
Já sorri.
Já anda...
Amo-te tanto!

39 comentários:

lidia disse...

Olá,obrigada pela pela visita,eu este fim de semana tb me fartei de andar,subir e dexer escadas,pois na casa da minha minha sogra,para qualquer acess0 á casa em si tem escadas,o dia a dia não é preciso pois tem uma cosinha fora da casa e essa não precisa de escadas mas o resto da casa,ufa que cansa.
No fim do dia á tarde já estava com dores,mas eram umas dores que a médica me disse que eram normais no fim de tempo,ontem voltei a subir e dexer escadas e á tarde começou-me a dar umas dores como nunca tive mas depois passaram,vamos ver no que vai dar.
Quanto ao teu menino,estou com as lágrimas nos olhos,onde é que uma pessoa vai buscar forças para ver assim um filho nosso a sofrer? Acho que quando isso me acontecer eu me vou amarrar á minha menina a chorar.
As melhoras para ele.
Beijocas

Musa disse...

Ai amiga, até fiquei a chorar ao ler o teu post!...
Também estou extra-sensível mas acho que conseguiste expressar com grande vivacidade a dor e a angústia que sentiste...
Queria tanto sentir esse amor...
Beijinhos mto grandes,
Musa

ddm disse...

É horrível vê-los a sofrer e não conseguirmos que se sintam melhor... :(

Espero que o Daniel esteja muito melhor, e que o susto já tenha passado.

Beijinhos Grandes!

Lebasiana disse...

Ainda bem que o Daniel já está a ficar bom!!!
Beijinho

Margarida disse...

Bolas que vocês andam mesmo com pouca sorte...
Tadinho do Daniel, deve ter custado muito a ele e a ti.
As melhoras rápidas e definitivas.
Beijinho também para Eliana.

Tita Dom disse...

Uma mae de facto tem que ter um coração muito grande, e fe facro não +e nada facil te-los assim doentes. Espero realmente que dias melhores venham rapido que bem mereces.
As melhoras rapidas para teu menino
Beijocas para voces

39 disse...

Vais ver que o teu menino vai continuar a recuperar bem!
Melhoras!!!!
E um beijinho grande para ti! ;)

Piquinota disse...

Não imagino a dor que deve ser...:(
Mas ele agora vai ser só melhorar...:)Vais ver!:)

Jinhos enormes para todos

Anónimo disse...

Custa tanto ve-los doentes não é?
As melhorinhas do menino. beijinhos

Anónimo disse...

Estou muito triste com as notícias. Lamento terem passado uma Páscoa a tomar medicamentos em vez de chocolatinhos. Custa-nos tanto ver os nossos menininhos a sofrer. Espero que o Daniel se recupere rapidamente e sem recaídas e que os "dói-dóis" da Eliana também sarem quanto antes. Beijos grandes para ti.
Susana (CV)
P.S. - Também tenho andado atrapalhada com sinusite.

Anna72 disse...

Que susto, amiga! As melhoras do pequenino!

Beijinhos

Anónimo disse...

Bem... que fim-de-semana!
Espero que o Daniel já esteja melhorzito e a mana também... Coitadinho dele e dos pais que impotentes pouco podiam fazer... mas o vosso pediatra é um querido... ir ao consultório... assim prontamente....
Bom as melhoras para todos.

beijokinhas

. disse...

Aiiii! Olha, realmente, mãe nasceu mesmo para sofrer e não há mais nada a dizer. É horrível vê-los doentes! Horrível! É normal, mas não interessa. Dói na mesma. As melhoras para ele e para ti :)

Manela disse...

Olá, obrigada pelo comentário no meu cantinho. Passei cá para ver o teu cantinho e fiquei triste por saber o que se passou com o Daniel. Espero que ele tenha recuperado totalmente. Este é um dos grandes medos que eu tenho, não saber o que fazer qd o André ficar doentes.
Vou passando para saber novidades.
Um bj grande e força

Ruth disse...

As melhoras do Daniel! Realmente coração de mãe anda sempre apertadinho!
Beijocas
Ruth+Diogo

reborn disse...

Ser mãe é uma missão para a vida inteira e viver na (E)terna corda bamba. O pequenito vai melhorar rapidamente :)))
Beijos para ti e para o Daniel :)*********************

alexandrachumbo disse...

força ai:) imagino o sufoco... mãe sofre... :) mas tb somos compensadas! Agora alegria pela recuperação e pensamento positivo!

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
Faço ideia como é que te estavas a sentir!
Se fosse eu nem sei. .A Angela nunca esteve doente, teve a semana passada uma febrezinha que com uns supositórios passou logo e mais nada! Nunca esteve doente, nunca vomitou..bem nem sei como é que eu reagia se ela tivesse doentinha assim..
O importante é que ele está melhor não é?
E a Amorinha? Como é que ela se arranjou?
Espero que ela esteja melhor..

Beijinhos para todos

Carla

mulher elástica disse...

Caramba. Espero que o Coelho da Páscoa que passou este ano nunca mais venha. Bolas.
Ainda bem que já está melhor o teu nino. Vais ver que não tarda já anad a correr e a saltar e vais ter de lhe pedir para parar.
Beijos

guga2004 disse...

Que raio de férias de Páscoa! Tadinho do Daniel. O que vale é que não passou de 1 susto e já está melhor. Nós ficamos bem piores que eles.

bjs Sandra

Anónimo disse...

olá linda.. que susto.. dói tanto não sabermos como fazer mais e mais para os deixar bons e com um sorriso***
AInda bem que o teu pipoquinha já está muitooo melhor***

Carla Santos Alves disse...

Amiga!

Até eu fiquei com o coração apertadinho enquanto não terminei de ler o teu post!

Realmente apanhamos cada susto!...Parece que até sentimos o chão a sair debaixo dos nossos pés!

Mas o quie importa é que agora ele está melhor!

Bjs

E as melhoras do teu filhotinho!

Carla

A Tendinha disse...

Tadito dele. Há uns dias o Gonçalo também acordou com falta de ar... é terrível o nosso sentimento de impotência perante o sofrimento deles. :(
Melhorinhas!

cristina disse...

Mas há coisa pior que ter um filho doente e sentirmo-nos impotentes sem poder fazer nada? Eu acho que não!
Ainda bem que o pior já passou e que o Daniel já está melhor.

bjs

Unknown disse...

Os filhotes “pregam cá uns sustitos aos papás”.
Quando andam doentitos, ficamos logo sem saber o que fazer.
As melhoras.

Abraços

Repolha disse...

:( fiquei tristinha com tamanha tristeza tua... Parece que qt mais velhinhos ficam mais custa vê-los doentinhos, com dores. Tristes por estarem assim... ohhh Um beijinho grande cheio de amêndoas daquelas que não fazem mal ao estômago (ainda não as inventaram mas eu tenho esperança...)

Mariazinha disse...

Ai amiga

At´eu fiquei com o cração apertadinho miga

desejo as melhoras e que tudo corra pelo melhor

bweijocas pró 3

Mamuska disse...

Custa tanto vê-los assim e não poder fazer quase nada. As melhoras do Daniel! :
Beijoss

Penélope disse...

Coitadinho do Daniel, que susto!
As melhoras rápidas.
Bjs para todos,
Penélope

Anónimo disse...

Puxa! Que fim de semana! Imagino o teu coração de mãe! Espero do fundo do coração que o Daniel melhore rapidamente! Beijinhos, Teresa

Patrícia disse...

Muitos beijinhos de saúdinha para o teu boneco!...

Jolie disse...

Custa tanto vê-los assim... as melhoras dele!

(o pediatra foi cinco estrelas!)

Miduxe disse...

so agora vi que te tinha mal colocado nos meus favoritos, e abria sempre a pàgina das fotos do vosso belo fim de semana, como estranhei a vossa ausencia là dei pelo erro!
Muitos beijos de coragem e recuperação para os dois amores mais novos; é uma sensação horrivel vê-los sofrer e pouco poder fazer!
beijos e as melhoras

Magnólia disse...

Mas k chatice amiga!!!
As melhoras para o teu nininho.
Bjokas

Mamã do Diogo disse...

Tadinho,dá para ter uma ideia do sofrimento e ainda mais qd keremos fazer alguma coisa e n sabemos o k,mas ainda bem k ja ta melhor.
Jokas p todos e as melhoras.

Susana disse...

Ainda bem que já está melhorzito, custa muito ver os nossos filhotes doentinhos né?
jinhos e as melhoras

Anónimo disse...

O teu menino doentinho. que tristeza. Espero que melhore rápido. beijocas

Anónimo disse...

Ai k afliçao amiga... ainda bem k ele esta a melhorar...embora nao seja mae, posso imaginar a tua afliçao e preocupaçao...
Desejo as melhoras graduais ao teu menino, e k ele encha o teu coraçao de alegria, com os seus sorrisos e brincadeiras...
Jinhos e boa semana

Anónimo disse...

Oh minha querida.. coração apertadinho com o teu Daniel!! ainda bem que já está melhor.
Beijocas