quinta-feira, abril 27, 2006

PORQUE HÁ DIAS ASSIM...


Há dias em que nos sentimos desanimados, em baixo!
Há dias que a distância é maior
E a impotência para resolver o que queremos pesa mais
Dias em que nos apetecia pegar no marido e nos filhos e meter num avião com direcção a Portugal
E ficar lá até que as coisas estivessem bem, até que tudo estivesse resolvido, até que todos (missão impossível) estivessem felizes
Faz-me confusão a indiferença
Talvez até falta de amor que os filhos têm para com os pais
Claro que há pais e pais e filhos e filhos
E é preciso analisar as situações individual e imparcialmente
Podem dizer que no caso em questão não sou imparcial
Mas não percebo como é que uma mãe cria os filhos com tanto amor
Ou o amor possível há uns anos (muitos) atrás
Dá-lhes o que pode, fruto de muito trabalho que uma vida cheia de dificuldades e contrariedades possibilitam.
Dá-lhes sempre a melhor comida da que consegue comprar
Para que sejam fortes e bem alimentados, mesmo que ela, Mãe passe fome
E tenha de trabalhar duro, no campo
Com uma enxada na mão, faça sol ou chuva
De sol a sol, com dores ou sem elas
Vendo-se obrigada a deixar os filhos sozinhos em casa
Vigiados pelos vizinhos
Como é que alguns destes filhos conseguem ser insensíveis na sua velhice?
Há filhos que trabalham e não têm tempo
Mas não é o caso...
Há velhos difíceis de tratar, quer pelo feitio critico.
Quer por estarem acamados, sem se mexer e que necessitam de ajuda para tudo
Ou porque a doença lhes roubou as memórias de outros tempos
Mas neste caso não
Ainda pode e faz tudo sozinha
Mas os médicos não recomendam que esteja só...
E para não estar só tem de se sujeitar a discussões em que mesmo calada está a tomar o partido de alguém
Já levou uma chapada (?!!!!) por estar perto da discussão, demasiado perto
Sentada numa cadeira ao sol.
É preciso ser velho para se ser humilhado?!
Não merecia....
Não merece...
Se a comida não é a mais adequada à sua saúde
Então não come...
Passa fome (???!!!!)
Porque não há outra
E ela é que é esquisita e não quer comer
Só para chatear
E não se lembra das coisas
Diz que não comeu mas comeu...
Justificações que me são dadas
Mas que já não peço
Porque depois lhe ralham por “fazer queixinhas”...
E eu fico triste, muito triste porque estou longe, demasiado longe...
E porque fui eu que escolhi vir para longe
Porque vim procurar a minha felicidade
Às vezes questiono-me se devia ter vindo
Se teria sido melhor ficar
Como teria sido a minha vida
Não sei se melhor ou pior mas sei que ela não teria sofrido
Nem continuaria a sofrer assim
Porque é um amor de pessoa
Porque já sofreu muito pelos filhos
Porque merecia uma velhice descansada e feliz!

31 comentários:

Clarinha disse...

A nossa terrinha é sempre a nossa terrinha...Não fiques assim não tarde já vens de férias e sempre dá para matar as saudades!!
Força Amiga!
Beijinhos

A Tendinha disse...

Há coisas que indignam e revoltam. Como é que as pessoas podem ser assim??!!
(ontem tive uma situação semelhante. As pessoas servem enquanto têm energia; quando chegam a velhos são esquecidos.Que nervos que me dá!!!)

alexandrachumbo disse...

querida sandra... nem sei que te diga e calculo como te deves sentir impotente e longe... bom, tens de ser forte, muito forte! FORÇA!

mulher elástica disse...

Mais duro que a distância a que nos encontramos de quem amamos é a distância que algumas pessoas impõem aos outros (mesmo estando a seu lado). É triste, é revoltante o modo como tratam essa linda sra. deviam ter vergonha! Bater?? Mesmo que fosse por engano! Que raio de pessoas são essas?
Muita força, muita esperança de que as coisas melhorem pelo menos um pouco. Tem coragem e pensa que não tarda já a vais estar a abraçar, falta pouco.
Será talvez por pouco tempo mas vai valer por uma eternidade, verás.

Anónimo disse...

Há 10 anos atras não viamos a velhice com os mesmos olhos, pois não? Mas hoje cada vez que nos olhamos ao espelho, e vimos mais um cabelo branco a aparecer entre as madeixas escuras, começamos a ter consciencia que estamos a correr para lá... e o nosso receio de lá chegar faz com que olhemos os nossos pais e avos com um respeito diferente... como se ao trata-los bem, tivessemos também aa ensinar aos nossos filhos que terão de nos fazer o mesmo.

Rezemos para que eles repitam o que nos vêm a fazer... e sabes o que eu acho?
Apesar da distancia, tu és uma boa filha!

Beijinhos de força,
Sandra Brema

cristina disse...

Muitos filhos não reconhecem o esforço que fizeram dos pais para os criar, para que nada lhes faltasse. Infelizmente à muitos filhos assim, que pura e simplesmente os abandonam e ignoram. Mas tu estás longe, e mas te culpes por isso, apenas seguinte o caminho que achaste ser melhor para ti, mas isso não quer dizer que não ames os teus pais e não te importes com eles.
Força amiga e não te deixes ir abaixo, lembra-te que daqui a nada estás cá, poderás matar saudades e resolver talvez algum problema pendente.

Muitos bjs e muita força

Flores disse...

Linda,

do longe se faz perto. E é do teu perto q ela quer saber, com certeza. Se não podes mudar nada, podes pelo menos fazer-lhe saber q estás perto dela, sp. Apesar da distância.

Um beijo doce para ti e outro para ela.

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
Por estas e por outras, a velhice assusta-me muito! O que fazemos hoje pelos nossos filhos, será que vão lembrar + tarde?
Eu não esqueço o que os meus pais fizeram e ainda fazem por mim!
Sei que estás de maõs e pés atados por estares tão longe..
Não há palavras para puder remediar esta situação mas quero-te dizer para teres força e coragem e , não vens cá em Julho? Pode ser que a tua presença ajude...

Beijinhos
Carla

Miduxe disse...

Custa tanto, tanto, tanto!!! Infelizmente reconheço os teus sentimentos e por vezes até me sinto culpada por estar a viver o que gosto com quem gosto; Mas se estivessemos perto, serà que poderiamos ajudar como queriamos? Sim porque apesar das injustiças de que falas, se tu ajudasses, os filhos que hoje não ajudam também teriam opiniões e talvez te impedissem de ajudar como querias,não serà? Eu por vezes penso como tu, "vou e resolvo caramba,isto assim não pode continuar", mas a nossa vida é feita longe e só conhecêmos (por vezes) metade da história...
No entanto a impotência que sentimos doi, doi pela nossa distância e por não podermos fazer nada, mas doi também porque nos relembra que não podemos ajudar nem ser ajudados...
Se a avó lê, escreve-lhe e não fales na situação, mima-a com as palavras e acredita que isso a animará; Eu quando escrevia a uma das minhas avós que já faleceu, ela delirava e se fosse postal ou fotos mostrava-as a toda a gente!!!
beijos amiga

Anónimo disse...

Força linda!
Saudades de casa, da nossa terra temos sempre, ainda que não estejamos muito longe quanto mais... vais ver que nas férias matas as saudades (não é o mesmo que cá estar, eu sei).
Não fique assim... tens direito de ser feliz, de procurar a tua felicidade e ir atrás dela, como fizeste!
Uma grande beijoca
Monica

cris disse...

Oh linda só agora é que percebi que estás mesmo muito longe. Espero que as coisas se resolvam.
Muitos beijinhos

Mamuska disse...

Um grande beijo de animo! As férias estão quase a chegar e vais matar saudades :)
Beijosss

Piquinota disse...

É por isso que a velhice assusta tanto as pessoas... Mas ainda mais assusta a indiferença com que outros lidam com isso...
Mas não te deves deixar abater por isso... Reune as tuas forças e sê forte, pois só assim podes ajudar!

Deixo-te um abraço forte, carregado de força e carinho!

Jinhos

Inês disse...

Há quem não mereça ter bons pais mas esse não é com toda a certeza o teu caso. Força.

p.s. obrigado por teres passado pelo meu cantinho.

Carla Santos Alves disse...

Olá querida!

Compreendo tudo o que disseste ..mas olha que no ano passado acompanhei de perto o final da vida do meu avô...e não foi fácil...ele em vida não foi dos melhores ...nem dos piores...tenho poucas recordações dele...mas disse muitas "parvoices" agora já velhote que quem o ouvisse acreditava e tudo o que ele dizia era mentira e todos nós sabiamos...ele chegou a dizer que o unico neto dele era o meu marido (que é neto por afinidade!)...e ás vezes custava-me ouvi-lo dizer por exº que foi bom marido...quando todos sabiamos que ele nem sequer passava férias com a minha avó!...sabes o que eu acho que que a velhice dá´ás pessoas a consciência da dependência e da boa vontade de outros para com eles e isso torna-os nessa fase e és vezes só mesmo nessa fase uma sensibilidade diferente!

Mesmo assim a quem ele mais deu em vida foi quem menos o tratou bem...entendes, isso sim custou-me!
E cada vez que o visitava fazia perguntas e opinava porque era meu avô e eu tinha esse direito, mas mesmo assim levavam-me a mal...por eu interferir!

Bjs

Carla

Sónia disse...

Olá!
Onde nasci em Cabo Verde, as pessoas tratam os seus idosos com um respeito e carinho, que só vendo! A minha avó cuidou da minha bisavo até ela morrer (com 117 anos)...
È triste ver muitos idosos a viverem na solidão, apesar de terem filhos... custa-me um pouco entender isso...mas enfim...

bjinhos

reborn disse...

E não a podes levar para Macau ?
Beijinhos grandes ****************

Miúda disse...

Só te posso mandar um abraço, dizer que tenho muito medo pelo que sentes, e dizer-te que falta pouco para cá chegares e colmatares o q te for possível com esse teu amor...

Tem força e fé, quem sabe ela até está bem. Tem calma. A minha avó neste aspecto deixa a desejar pois inventa muito. Tem calma.
Jocas e um abraço enorme!

Docinho disse...

A distãncia apenas serve para darmos mais valor a quem gostamos... a quem por vezes acabamos por esquecer... quando estamos perto!

Acredito que te sintas assim...

Beijinho cheios de sol português para matar saudades

Anónimo disse...

Não deve faltar muito para poderes vir até cá, não é? Beijocas.

Penélope disse...

Por isso é que as pessoas têm tanto medo da velhice...
Força, um grande abraço.
Mil beijos

Amor de Mãe disse...

Sei bem o k sentes... sinto o mm em relaçao ao meu pai, e, por muitas vezes, ja pensei em traze-lo para aki... mas ele nao ker deixar a minha mana mais nova (tem 17 anos)... ele sente-se so...mts vezes chora quando fala para mim e eu sinto um aperto no coraçao... so me da vontade de sair do computador e traze-lo para aki, mima-lo... dizer-lhe k o adoro e k e o mlhor pai do mundo...
Pk é k nem todos podem estar felizes?Logo os mais velhinhos, que ficam tao carentes a cada ano k passa... dói de pensar.. dói sentir k somos impotentes... e, muitas vezes, choro com ele...
Força amiga...
Jinhos

Sara MM disse...

às vezes não é nada fácil...........

BJsss

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Deve ser muito difícil estares longe e não puderes resolver o problema.
bjinhos

Bem Me Queres disse...

Amiga, lamento mt a tua tristeza. Infelizmente o mundo é cruel e não está preparado para envelhecer. Força!
Beijinhos doces
Cláudia

Susana disse...

Essas pessoas o que merecem é que quando forem velhos os metam num lar e lá fiquem sozinhos e longe da familia.

Fico parva com essas cenas, os idosos deviam ser tratados como naquelas tribos de indios em que eles são anciãos, são o simbolo da sabedoria e não receberem desprezo como acontece.

A minha bisavó faleceu com 103 ou 104 anos (não me recordo) e não imaginam o que aquela mulher era adorada por todos (era na altura a mais velha da terra) ela até falecer viveu sempre sozinha, só durante a noite é que um dos filhos lá ia dormir, foi sempre muito lucida e acompanhou os nossos tempos, resumindo e concluindo ela foi sempre tratada com o devido respeito por todo o trabalho que teve com os filhos e com todos.

Um dia vou fazer um post sobre ela porque ela merece.
jinhos e força

Raquel Alabaça disse...

Isso não se faz, é desumano. Muito menos quando essa Mãe deu tudo, tirou dela própria para os filhos, não sei como me sentiria, se no fim dos meus anos de vida tivesse que me sujeitar a essas coisas.
Metam-se no lugar dela, tenham compaixão e amor e deixem-na viver com dignidade.

Sandra,
Desculpa tudo isto que disse, mas estas coisas revoltam-me. A minha mãe fez tudo o que pode para ajudar o meu avô, nós moramos ainda longe dos meus avós mas de 15 em 15 dias íamos lá, e estava uma vizinha que os ajudava e ía lá o lar levar as refeições. Agora ele partiu, Deus assim quis dar descanso à sua alma. Fica a minha avó, uma pessoa com mais genica mas muito cansada e esquecida da cabeça. Espero ter muita saúde e possibilidades de a ajudar. Eles ajudaram-nos muito quando o meu Pai saiu de casa, tenho-lhes muito amor por tudo o que fizeram por mim e pela minha mãe. Merecem tudo de bom.
Tenta ajudar essa Mãe, que não sei se é tua, mesmo não estando perto dela. Procura ajuda para ela.

Beijos grandes.

Raquel

sm disse...

Infelizmente... Como eu te compreendo... :-((, só espero é que quando a minha mãe ou os meus sogros precisarem de nós tenhamos cqpacidade para dar a devida resposta, a tolerância e a calma necessária para apoiar, confortar e tentar dar-lhes uma boa vida!!

:-S
Sandra

Anónimo disse...

Linda, esse assunto toca-me bem fundo e deixa-me profundamente revoltada! Imagino como te sentes! Triste e impotente não é?
Sabes onde moro certo? Se quiseres eu vou lá tentar ajudar... estou de licença de parto e posso arranjar um tempinho para ir lá com a minha filhota! Se for perto diz-me ok?
Beijocas

RB disse...

não faço ideia o que estás a passar, a distância deve custar imenso...
como já te disse, o meu marido teve aí 4 anos em macau e diz quanto lhe custou deixar a vó que o criou e ir... passados 4 anos voltou e deixou os pais, veio estudar e o que lhe custou deixá-los lá...
Não sei o que sentes e nem consigo se quer imaginar.
Desejo que possas resolver da melhor forma a tua cabeça e o teu coração!
bjs enormes

Guida disse...

Para lá caminhamos tb, falo por experiêncai porque trabalhei num lar de idosos, q é triste saber o qto eles sofrem por estarem "velhos# e já n servirem para nd, muitos familiares espetam-nos para os alres pq estes dão muito trabalho...
Podes ser q no futuro, onde os nosso filhos reinarão td mude....
Pode ser q mais tarde nós é q tenhamos de precisar dos nossos velhos, masi do q eles precisam de nós. Muitos filhos só pensam q os pais servem até poderem craiar os netos, q depois de inválidos n valem nd, é muito triste.
No lar há de td um pouco, há idosos q estão acamados, n falam, e precisam q lhes dêm de comer, banho, etc.Mas tb há outros q estão lucidos e entravados, ou os q estão bem..digamos e q forma colocados ali para n viverem na solidão tremenda....
Abençoada sejas tu porque te preocupas com alguém q amas, jinhos de Andreia e Tiago.