quinta-feira, maio 04, 2006

DIA DO BUDA

O dia começou cedo, muito cedo, às cinco da manhã.
A amorinha acordou para mamar mais cedo, pensava eu.
Não quis mamar e voltei a deitá-la.
Ficou a choramingar e eu achei que não era normal.
Um pouco mais acordada verifiquei que cheirava mal
Uma fralda cheia aquela hora não é normal...
Mudei-a e voltei a por na cama mas ela choramingava
Não estava bem.
O colo também não a acalmou
E só voltou a adormecer depois de mamar
Perto das sete da manhã
E eu levantei-me feito robot
Com os movimentos já decorados
Mas com muita falta de paciência
Que dormir pouco tira-me do sério.
E quem acaba por pagar é quem não tem culpa
E passo o tempo a resmungar com o papá
E com o filhote que não se despacham
O filhote foi para a escolinha
Feliz, como sempre
O papá está cheio de sono pois também deu colo à amorinha
E está a trabalhar
E eu aqui...
A fazer o mínimo e a tentar não adormecer
Vale-nos o feriado que se aproxima
Amanhã é dia do Buda e é feriado
Pois, não temos 25 de Abril mas temos feriados chineses.
E eu vou aproveitar muito
Só espero que a chuva desapareça entretanto
Ou faça como no passado fim de semana em que se ficou pela ameaça!




E, domingo é dia da mãe em Portugal (aqui é uma semana depois)
E eu vou celebrar com os meus filhotes
É só vantagens de não ser no mesmo dia que em Macau!
Bom dia da mãe para todas as mamãs que nos visitam!
Bom fim de semana!




Sobre o dia do buda, recordo que em 2004 foi a 26 de Maio, aniversário do meu boneco e o ano passado foi a 15 de Maio, data prevista para o nascimento da amorinha.

O dia do buda celebra-se no oitavo dia da quarta lua. É o dia de aniversário do buda e um dia em que as imagens de Buda são limpas e purificadas um pouco por todo o território, segundo um ritual antigo e tradicional.

Neste dia celebra-se também o Dragão Embriagado, um festival organizado por associações ligadas à pesca e pouco conhecida fora de Macau. Não é feriado, mas durante três dias não é possível encontrar peixe no mercado, porque as bancas estão encerradas. A origem das festividades não é conhecida, até porque é muito diferente das habituais festividades chinesas. Trata-se no entanto de algo que terá a ver com rituais de exorcismo. É uma festividade originária da Dinastia Qing, e só comemorada em poucas localidades entre as quais se conta destacadamente Macau.
Logo pela manhã e depois de orações, no templo Kuan Tai, adjacente ao mercado de São Domingos (perto do Largo do Senado), distribui-se comida pelos presentes e, um grupo de jovens membros das associações de pescadores já suficientemente embriagado vai percorrendo os mercados e vielas junto ao mar iniciando uma dança realizada com a cabeça de um dragão feita de madeira, patas e cauda.
Dirigem-se em grande movimento e alarido para a zona do Porto Interior, visitando os seus moradores e as lojas que se situam à borda de água. Em cada uma das paragens ingerem vinho até não poderem avançar mais e serem substituídos por colegas seus que continuam com este curioso desfile, e a festa termina num grande banquete.

E este é um dia rico em celebrações, dado que se celebra também a festividade de Tam Kong. Trata-se de uma festividade colorida que assinala o nascimento do deus Tam Kong. Este deus-criança tem supostamente poderes para controlar o tempo climatérico e ajudar os doentes. Entre a comunidade de pescadores é a divindade a que são mais devotos, logo após A-Ma. São organizados espectáculos de ópera chinesa, uma procissão pelas ruas da cidade e trepidantes danças dos leões enquanto são feitas oferendas especiais e se queimam panchões junto ao templo dedicado a Tam Kong na vila de Coloane.

44 comentários:

A Tendinha disse...

Que teria ela, tadita?! Cólicas, dentes, pesadelos... Vá-se lá saber! Às vezes custa tanto não compreender...

Sou como tu, faz-me muita falta dormir um bom sono, a minha disposição fica estragada para o resto do dia se a noite é difícil. E ultimamente qualquer pequena preocupação me tira o sono...

Bom feriado para ti! :)

Anónimo disse...

O que nos vale é que eles de vez em quando resolvem dormir uma noite inteirinha, não é?
Também quero um Dia do Buda amanhã.
Beijinhos e bom feriado! Aproveita bem!

mulher elástica disse...

Também sou como tu... as noites mal dormidas dão cabo de mim e eu já ando assim há bastantes noites, pareço um zombie.
Espero que a amorinha já esteja bem,serão os dentitos?
Bem, também me fazia jeito um dia do buda amanhã.
Já te disse que faço anos 1 dia depois da amorinha??
Beijos elásticos

Tita Dom disse...

Ora! E mais uma quem me dera tambem um dia do buda. Para a tua menina que hoje te de uma melhor noite. Beijocas

Anónimo disse...

Uma BOA noite de sono é das únicas coisas que tenho saudades... amanhã dormes o que não dormiste hoje, ok? Beijocas e bom feriado

Manela disse...

Eu sou mt dorminhoca, adoro dormir. Quando o André nascer, acho que essa vai ser uma das piores alterações na nossa vida. Tenho esperança que ele seja como a mãe e como o pai e durma muito.
Aproveita então o feriado e descansa.
Bjs grandes para todos.

Flores disse...

Buda bom, diria. Q dá feriados. :)

Piquinota disse...

Eu, ainda sem filhos, já ando meia grogue se dormir 1 noite mal... já me imagino com várias!:P
O que vale é que amanhã podes descansar e passar o dia com os 2 piquinotes!!!

Um óptimo dia da mãe para ti, e parabéns pela excelente mãe que és!!

Jinhos

Ana disse...

são mesmo culturas diferentes!!!! Não é????
Beijocas

Loira disse...

Ui... como te compreendo com essa do não dormir... tb fico de rastos e chata :)!
Espero q a Amorinha esteja bem...
bj*

Anónimo disse...

Pois é às vezes os nossos bonecos dão-nos más noites não é?? Ainda assim tenho tido sorte. Espero que a amorinha esteja bem.
Beijocas boas e bom feriado

Marta disse...

como eu te percebo...fico impossivel quando tenho más noites...espero que ela já esteja bem.
para comemorar o dia da mãe mais cedo deixei-te uma brincadeira no meu blog :).
beijos*mamã e inês

Gina A. disse...

A falta de uma boa noite de sono deixa-me desorientada... há que ter paciência! :s
Espero que a amorinha esteja melhor!
Beijos

A Horta Encantada disse...

Pobre bebé, custa tanto não compreender porque choram... As melhoras da pequenina-.

Gostei muito de saber sobre todas essas festividades, muito interessante.
Beijocas e um bom fim-de-semana

P.S.-No Domingo tem um Feliz dia da mãe!

Gabriela disse...

Nós precisamos do sonho para carregar baterias, mas os piquininos tb têm as suas necessidades e, quando não estão bem, choram!
Goza bem esse feriado. Aproveita para descansar.
No domingo, espero que tenhas um Dia da Mãe cheiinho de miminhos. :)
Beijos
Gabriela

reborn disse...

Bonitas tradições :) Espero que a tua pequenita esteja melhor !
Beijinhos para todos :))*************************

Dani disse...

Então um feliz Dia do Buda, e de preferência com a tua pequenina muito melhor!

Beijinhos

Tita Dom disse...

Ola.
Espero ke a tua bebé esteja melhor.
Bom feriado e obrigada pela tua visita.

Bj

Anónimo disse...

Olá amiga! Se fores como eu que fico doente quando não durmo... nesses dias o melhor é não falarem comigo! Espero que a amorinha esteja melhor e que tenha sido só uma indisposiçãozita!
Gosto sempre quando nos contas sobre os costumes de Macau! Fico com vontade de ir aí!
Goza então o teu fim de semana prolongado! E FELIZ DIA DA MÃE!!!!
Mil beijinhos, Teresa

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Obrigada por teres respondido ao desafio, gostei de conhecer as manias dos teus filhotes.
Aproveita o feriado para pôr o sono em dia.

Anónimo disse...

Se a noite voltar a não correr bem aproveita o feriado para fazer uma sestinha com os filhotes. beijocas

Nita disse...

Quando não durmo fico muito impertinente no dia a seguir e por volta das 18h, dá-me uma enorme "pancad" de sono, só me apetece dormitar, é a minha pior hora, desde sempre...só que raramente consigo dormitar, porque o Afonso desde que chega do infantário só dorme depois do jantar...mas, não me posso queixar porque, normalmente só acorda ás 9h da manhã!
bjins

Susana disse...

É tramado não dormir bem é sim senhora que eu sei bem o que isso é, e agora imagina ter de andar a conduzir a manhã inteira, nem te conto quantas vezes já tive picadas de sono, eu custumo dizer que tenho um anjo da guarda atraz de mim a toda a hora.

Olha fartei-me de rir com essa festa do dragão embriagado lol, quer dizer que bebem até cair para o lado ahahahaha, quando vem o banquete já nem se dão lambidos :D

bijokas

Amor de Mãe disse...

Bem, vais ter um feriado em grande!!!!K bom!!!Bom fim de semana prolongado e feliz dia da mae...Jinhos

akombi disse...

obrigada pela troca de cultura. bom feriado.

jinhos

Patrícia disse...

Espero que aproveites bem o feriado e consigas descansar:)
Feliz dia da mãe para ti também!
Beijitos

cristina disse...

Bem! para esses lados é só festança...
Espero que tenham tido um bom feriado.

bjs

guga2004 disse...

Espero que tenham uns dias muito divertidos.

bjs Sandra

Carla Santos Alves disse...

Bom fim de semana amiga!

E um excelente dia da mãe!

Bjs

carla

Bekas C. disse...

Bom feriado!!
;)

Anna72 disse...

Espero que a tua amorinha esteja melhor e que tenhas conseguido dormir ;)

Obrigada por partilhares essas informações connosco e nos dares a conhecer um pouco dessa cultura.

Beijocas

Anónimo disse...

Amiga, ainda não postei o questionario, mas tento hoje á noite.
Espero que a amorinha esteja melhor e que o feriado seja muito bom.
Ai que coisas giras tu descreveste, fico com o bichinho de conhecer essa cultura... se tivesse €€€€€ iria passear muito...
Bjs Carla e Nicole

Zuza disse...

:D

Bom feriado para vcs!!!
Bj

Sara MM disse...

festas não vão faltar :o)
ainda bem :o)

BJss

Carla Iglesias disse...

Amiga,
Até pode ser pesadelos que ela tenha..ás vezes nunca se sabe.
Espero que passem um óptimo fim de semana e um óptimo dia da mãe.

Beijinhos
Carla

Anónimo disse...

olá

espero que o feriado esteja a ser muito bom.

jcas
vera

Grilinha disse...

Isso parece ser muito animado. Muito bom fim de semana _(adoro fds) e diverte-te muito!!!

Carla O. disse...

Espero que a amorinha tenha melhorado e que o feriado hoje esteja a correr bem :)
Um grande beijinho nosso!

Patrícia disse...

Bom fim-de-semana e um óptimo dia da mae!

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Espero que tenhas um fim-de-semana tranquilo.
Aqui o dia da Mãe é Domingo, por isso, espero também para ti um dia muito feliz.
Beijinhos.

T disse...

Bom descanso para vocês e um belíssimo fim-de-semana !!
Espero que a amorinha esteja melhor
Beijocas


http://minha-filhota.blogspot.com/

alexandrachumbo disse...

dia do buda? ehehehehehe demais, mesmo, nunca pensei... realmente as realidades são completamente diferentes! espero q aproveitem bem o dia do buda, assim como o dia da mãe (os dois de preferencia!) beijinhos muitos do bébicas.

NaRiZiNHo disse...

Fico fascinada com as histórias que contas. és uma mulher sortuda por viveres num país com tanto para contar, não é que Portugal não seja também um país rico de histórias, mas as que contas são extraordinárias e muito diferentes. Sem dúvida que os rituais chineses sõa mt especiais.
Também te desejo um bom dia da Mãe, a dobrar :), que seja muito mimada, porque mereces!
Beijinhos.

RB disse...

bem é so comemorações!!!
ve lá se pões o sono em dia, para puderes ir para a festa!!
bjs