quinta-feira, junho 08, 2006

NOITES

Adoro os meus filhotes
Um amor que nem sabia que existia
Sou daquelas mães capazes de “saltar em cima” de quem lhes fizer mal
Quero que sejam felizes
As crianças mais felizes do mundo!
Neste processo de aprendizagem, de ser mãe
Há uma coisa que me custa muito: as noites mal dormidas

Comecei na gravidez do meu boneco a dormir mal
Estava a fazer mestrado e a trabalhar
Tinha aulas à noite e deitava-me tarde
Andava cansada
Mas não dormia
Não tinha posição para dormir
Depois dele nascer...
Pensava eu

Um bebé que nunca chorou na maternidade
Excepção feita a quando nasceu
Mas que na primeira noite em casa
Chorou toda a noite
Eu e o papá ficámos de rastos
Na primeira noite...
A esta seguiram-se muitas mais
As cólicas, sempre as culpadas...
(Hoje penso também que teria fome)
(Eu cumpria religiosamente a recomendação de mamar de 3 em 3 horas...)

Aos dois anos começou (finalmente!) a dormir toda a noite
E que bem que me soube descansar (finalmente!)
E aí comecei a pensar que estava na idade (minha e dele)
De ter mais um mano!

E as noites voltaram a ser terríveis
Desta vez logo que a barriga começou a ficar maior
Por volta das 30 semanas, já eu quase não dormia
Tinha muita falta de ar
E quantas noites vim para o sofá!
E pensava que quando ela nascer ainda seria pior
E desesperava...
Cansada e sem paciência
Para o marido, para o filho
E sentia-me mal assim
Culpada

Ela nasceu e logo no hospital
Começaram as noites mal dormidas
Ela mamava quando queria
(Desta vez mandei as regras às urtigas)
E isso podia ser de hora a hora ou de 3 em 3 horas
Depois regularizou
E mamava de ...2 em 2 horas
Inicialmente só dormia de dia
E ficava acordada quase toda a noite
E, mais uma vez eu desesperava!

As noites delas estão agora estabilizadas
Acorda 2 ou 3 vezes para mamar
Mas volta a dormir a seguir
Ou fica na cama dela sem chorar
E eu poderia dormir mais

Mas o mano tem 4 anos
E eu achei que está na idade de lhe tirar as fraldas de noite
E levanto-me para o levar à casa de banho
(Ele não quer o pai!)
Geralmente duas vezes
E levo-o meio a dormir e a andar
E ele faz o seu xixi
Quase sem acordar
Mas eu acordo
E levanto-me de manhã cansada
E o dia de trabalho custa a passar
E tenho menos paciência para tudo
E menos vontade de fazer seja o que for
E daí andar um pouco “desaparecida”

Mas não vou dar tréguas
Até porque está a correr tudo bem
E depois já não o acordo de noite
E porque a minha amorinha
Deixará de mamar em breve
E depois vai o papá fazer leitinho
E daqui a pouco (um ano?)
Já posso dormir uma noite seguida!

31 comentários:

Sandra disse...

Anda mesmo uma onda de cansaço na blogosfera, não és a única, por aqui também ando de rastos!
Cansada e sem paciência para nada!
Mas depois de ler este teu post, começo a achar que até sou uma "sortuda"! A Beatriz dorme das 21h até ás 6:30 ou 5:30 da manhã, acorda algumas moites por causa dos dentes, antigamente eram as cólicas ( ai sim , passei muitas noites e dias inteiros sem dormir!).
Mas ando cansada porque ela não me deixa fazer nada durante o dia em casa, anda sempre a choramingar que quer brincadeira e conversa... nem o jantar consigo fazer!

Bem já me estiquei neste post, mas era só para te dizer que te compreendo e que temos de acreditar que melhores dias virão, cheios de sol!

Beijinhos

Anónimo disse...

É muito cansativo, e é por causa disso que eu continuo sem coragem para me atirar ao segundo. Sei que vou arrepender-me (já me arrependo) mas não consigo mesmo passar por tudo outra vez. Bjs.

Carla disse...

ISSO E MESMO CANSAÇO..EU TB PRECISAVA DE DESCANSO MAS NÃO TROCO O MEU FILHO POR NADA DESTE MUNDO... E PENSA QUE OS SORRISOS DELES VALEM MAIS QUE TUDO....

JOKINHAS

CARLA E MIGUEL

Vera disse...

Adorei .É mesmo assim, não se consegue evitar, por amor, ganhamos forças herculeas.

Beijinhos

Vera e Birrinhas

mulher elástica disse...

Isto de facto é mesmo uma fase, eu tb ando de todo, já nem consigo articular uma frase sem ter de pensar 2 vezes naquilo que quero dizer...
Acho que um dos métodos de tortura utilizados na 2ª guerra mundial era precisamente o de não deixar dormir os prisioneiros... Já entendo porquê!
Mas lá que vale a pena, ai isso vale, andamos de rastos, mas se for preciso com um sorriso idiota espelhado no rosto quando nos falam dos nossos pequenitos.
Beijos e pensa que só falta 1 mês...

Anónimo disse...

olá

é tudo muito giro mas quando estamos sempre com eles é que damos valor o quanto dão trabalho, por isso é que resolvi adiar o 2º filho.

jcas
vera

Sandra disse...

Oh sandra...fizeste-me recordar, acho eu, os piores tempos!!!
Até chorava...as noites eram terríveis, queria dormir, e a minha filha sempre acordadae a chorar!
Hoje já tem dois anos, continua a adormecer muito tarde mas já não cansa tanto!

É maravilhoso ser mãe mas dá cá um trabalhão!

Lol
Beijos

Piquinota disse...

Apesar de tudo, o cansaço ataca, não é?!:)

De qualquer modo, tenho a certeza que as coisas agora só podem melhorar!:)


Jinhos

Tita Dom disse...

O amor de mão é tao forte que ultrapassa todas as barreiras imaginarias que possa existir.

Muita força! Beijinhos

Anna72 disse...

Não deve ser fácil... Mas pensa positivo: eles estão a crescer e estas "andanças" nocturnas têm tendência a acabar. Depois vão ser só soninhos grandes e sonhos cor-de-rosa :)

Beijinhos

Margarida disse...

Mãe sofre mesmo.
Mas no fim, tudo vale a pena mesmo.
Tens uns filhos lindos.

bjs

LenaMaga disse...

é verdade, mãe sofre!!!
a minha ainda hoje com 17 meses não dorme uma noite inteira, pois quer sempre o seu leitinho

temos de ter paciencia, depois quando esta fase passar ou quando eles crescerem vamos ter saudades

bjs

dixubo disse...

Ainda não sou mãe e para todos os efeitos ainda estou um nadinha longe disso, mas de tudo o que mais me assusta (salvo seja e excepção feita a outros problemas) é mesmo a falta de sono. É que eu sou daquelas pessoas que se dorme menos de 8h anda o dia todo a "bater mal da molécula". No entanto, admiro o esforço das mães. Algumas delas com o mesmo "problema" que eu e que, apesar de tudo aguentaram essas noites de insónias forçadas a bem dos filhotes! :))
Deve ser de loucos no entanto, o facto de os vermos bem, felizes e a crescer saudáveis, de certeza absoluta que compensa as olheiras e as noites mal dormidas! :D

BEijinhos

cloinca disse...

Olá mamã leoa!
Que lindo texto!
É uma delícia ler-te!
Quanto ao comentário que deixaste no meu blog... não tens de pedir desculpa por nada... penso exactamente como tu...
Muito obrigada pelos teus miminhos do tamanho da distância que nos separa!
E vai aparecendo sempre no meu cantinho... que eu vou fazer o memso por aqui!
Beijokas enormes para ti e para os teus filhotes lindos,
Cláudia

Flores disse...

Pensamento positivo: vai passar, vai passar, vai passar.

Anónimo disse...

engraçado... essa é a única parte a que eu também ainda não me habituei! Será que vai passar?
Mil beijinhos,
Teresa

cristina disse...

Pois é acho que estamos praticamente na mesma situação, quando as coisas começam a normalizar lá nos metemos noutra e começamos tudo de novo.
Já tenho saudades de dormir uma noite sem acordar uma unica vez (apesar de nunca ter perdido uma noite completa com a excepção de estarem doentes).
Mas é tão gratificante esta preocupação, quando nos dão beijinhos, quando sorriem para nós quando nos chamam mamã.
Vida de mãe é mesmo assim, e não penses que vai mudar, porque quando crescerem mais um bocadinho, não vai dormir sem que eles cheguem daquela saida ao cimena, e não vais ficar sossegada quando dormirem na casa daquele amigo, pois é minha amiga mãe não descansa.

bjs

Anónimo disse...

O que é certo é vale sempre a pena o esforço qdo este é em prol dos nossos...e depois repara, daki a uns anos vais sentir a falta destes tempos qdo eles ainda eram crianças e não te davam as chatices que te darão! bj grande|

Docinho disse...

Tudo vale a pena... por este amor que cresce todos os dias... para sempre!!!

Beijinhos de mãe

Raquel Alabaça disse...

Julguei que ias dizer:
"E daqui a pouco (um ano?)" Penso em ter o terceiro.
Juro que pensei.


Beijocas

Ana Guida disse...

pois e, as noites sem dormir custam 1 pc mas tem d ser...d qq modo, axo k pla idade dos teus peqenotes, n devem demorar mt a dormir a noite inteira...

c o meu leo tb é assim, tem noites k acorda d hora em hora, outras, dorme 5/6horas seguidas...é assim!

bjns***

Anónimo disse...

Ser mãe é dificil... mas vá lá, não me desencorages do 2º.... Melhores tempos virão!!! Beijocas

Não desistir disse...

Que saudades que eu também tenho de uma noite bem dormida.....
Algum dia ha-de ser!
Beijinhos

Anónimo disse...

Pois... acho que ser mãe é isso mesmo, minha linda!
Mas os mimos e coisas lindas que eles nos proporcionam, compensão as nossas horas mal dormidas... e o piloto automático em que se anad metida... eu estou quase a entrar nesse ritual-lá para os finais de Outubro LOL
Beijinhos

De mim para mim disse...

É verdade. Tambem já tenho saudades de uma noite bem dormida! Mas, se tudo correr conforme o previsto, não está para breve. Ainda vai levar uns aninhos.
Mas, compensa! Não há nada melhor que os nossos filhos.
Carla

sonho de bebé disse...

Como eu te comprendo. Apesar de não me puder queixar porque o meu dorme a noite inteira, mas parece que o sono não é o mesmo. Ando sempre cansada e com sono.
beijinhos

Nina disse...

Espero que não tenhas que esperar um ano:)
Xi mt gde

RB disse...

fiquei cansada!!!!!
ai fiquei a pensar se me calha outro diferente deste, estou tramada!!!

Alice disse...

entendo-te muito bem!!!!!
Bjs

Luísa disse...

Bem eu tenho mesmo muita sorte! O Martim dorme a noite toda (21h-7h30) há muito tempo mas eu feita tola não aproveito como devia.
Mas são essas pequeninas coisas que tu descreves que nos ajudam a ultrapassar o cansaço!

Beijinhos

Vanessa disse...

Devía-mos ser canonizadas, todas!