sexta-feira, junho 02, 2006

OPERAÇÃO FRALDAS

O meu boneco deixou de usar fraldas durante o dia por volta dos dois anos, com um ou outro acidente durante as sestas, especialmente nos dias em que estava mais cansado.
À noite as coisas não têm corrido tão bem e das poucas vezes em que tentei acordou cheio de xixi.

Entretanto em Dezembro passado conhecemos um menino durante as férias que ele achou que era o seu ídolo e que admirava imenso. Aprveitei para lhe dizer que o menino já tinha 4 anos e já não usava fraldinhas para dormir à noite, que se levantava para ir à casa de banho durante a noite.

Bati tanto na mesma tecla desde Dezembro que no dia em que fez 4 anos já não quis fralda para dormir. O resultado não foi o melhor...
Na noite seguinte também se recusou a por a fralda apesar de eu lhe explicar que ele tinha de acordar de manhã com a fralda seca. Não funcionou e dormiu de cuecas e mais uma vez o resultado não foi o melhor.

Na noite seguinte nova estratégia, cuecas com fraldinha por cima que é como dorme agora todos os dias. Esta foi a maneira de garantir que, com esta chuva, ele tem roupa para a cama porque não seca nada e a mudar a cama no mínimo uma vez por noite, não tenho resguardos suficientes!

A solução tem funcionado mais ou menos.
Ele ainda bebe um biberão de leite antes de dormir e isso também não deve ajudar mas eu não quero cortar este hábito.

Ele dorme por volta das 21:00 – 21:30, depois acordo-o para ir à casa de banho à meia-noite e novamente às 4 da manhã. Esta noite foi a primeira que acordou seco.

Para o incentivar fizemos um acordo: se ele acordar seco dou-lhe 4 patacas (cerca de 4 cêntimos) para por no mealheiro para juntar dinheiro para comprar o barco telecomandado que tanto deseja, mas se estiver molhado é ele que tem de me dar 4 patacas, mas para ele não ficar triste dividi em duas partes e só lhe cobro 2 patacas se estiver molhado numa das vezes que o acordo.

Como foi com os vossos pequenos?
Alguém tem sugestões, conselhos, ideias, enfim vale tudo porque acho que 4 anos já é idade mais que suficiente para deixar as fraldas!

Bom fim de semana!
Aqui está a chover e vai continuar...
E a amorinha teve febre toda a noite, palpita-me que mais uma vez a culpa seja dos dentes.

Adenda 1 (12:30): Está içado o sinal de trovoada e de chuvas intensas e telefonaram-me da escola que a mesma vai encerrar à tarde e que tenho de ir buscar o Daniel

37 comentários:

RB disse...

hehehehe
a primeira, pois ando aqui a esta hora! (4:22)
não posso contar como foi, pois ainda não foi!!!!
as melhoras da eliana!
bjs

A Tendinha disse...

Com a Joana começou assim, foram uns tempos em que foi precisa alguma paciência, mas não demorou muito até conseguir controlar-se. Com o Gonçalo foi mais complicado e ainda hoje se descuida e molha a cama, mas tem vindo a melhorar consideravelmente e já não o faz tão frequentemente. Já despistámos tudo quanto possa ser problema médico e portanto há que ter muita paciência.
Dicas: beber muitos líquidos e ir muitas vezes à casa-de-banho durante o dia, mas evitar o mais possível a ingestão de líquidos depois das 6 da tarde (com naturalidade, sem que isso seja uma imposição demasiado radical);
Muito incentivo positivo, nada de ralhetes ou castigos;
Beber sumo de laranja (torna a urina ácida);
Fazer treinos do controlo dos esfíncteres enquanto ele está a fazer xixi, através de jogos. Enquanto ele faz xixi, tu dizes "pára" e ele tem que parar de fazer, depois dizes "continua", para ele continuar, depois mandas parar novamente... assim vai treinando o controlo sobre a vontade que tem de fazer.
A médica não aconselha pôr-se a fazer xixi durante a noite, porque diz que isso é criar um ritmo que para ele não é bom, mas isso para nós pais é muito difícil e nós comecámos por acordar durante a noite (às 4) e com o tempo ir recuando a hora, até que agora o pomos a fazer entre a meia-noite e meia e a uma, antes de nos deitarmos. Ainda não está resolvido, mas para lá caminha! :)

A Tendinha disse...

Já deves saber... a Educação mandou fechar as escolas na parte da tarde, por causa do mau tempo.

Não desistir disse...

Beeeemmmm, os temporais aí para os teus lados são mesmo a sério!
Acho engraçado o negocio das 4 patacas! Não tenho nenhuma sugestão mas acho que vou utilizar esse metodo daqui a algum tempo quando o Kiko for maiorzinho.
As melhoras da amorinha.
Bom fim de semana

Anónimo disse...

O meu faz 5 anos em Novembro e ainda dorme de fralda, pois a fralda fica molhada pelo menos 4 noites por semana. Ele tem muita pena e gostava de dormir sem fralda, mas o pediatra diz que até aos 6 anos é absolutamente normal e para não o pressionar.

Carla Santos Alves disse...

Olá querida

Olha o meu foi deixande gradualmente, as primeiras vezes tb não correu bem mas depois habituou-se!

Bjs

Carla

Margarida disse...

Olá

É assim,com a Catarina tive muita sorte para ela deixar as fraldas, ainda tinha pouco mais de 2 anos, comprei-lhe cuecas cheias de bonecos, ao gosto dela e ela ganhou tanto amor as cuecas que nunca mais deixou por fralda, nunca aceitou o bacio, tinha que ser com redutor na sanita, o que para mim ainda foi melhor.
Nas 1s. noites eu punha-lhe as fraldas cueca, mas ela acordava sempre seca e deixamos de por ao fim de 3 ou 4 noites.
Teve deslizes, mas nada de especial, nem meia duzia deles.
No entanto tenho um sobrinho mais velho 1 ano que usou fralda para dormir ate mais tarde, acho que depende muito das crianças mesmo.
Dizem que com meninas é mais facil, não sei...mas cheira-me que a Gui já vai dar mais trabalho.
Sabes, a Catarina sempre foi muito mais facil de "moldar" em tudo, chupeta, biberon e fraldas.
Agora vindo o calor torna-se mais facil vais ver, não te deves preocupar mesmo com isso, ainda é cedo.

beijinhos

LP disse...

O Henrique ainda usa fralda para dormir. Há uns meses passou uma semana seco e tirámos mas voltou ao mesmo.

Nós falamos sobre o assunto mas não pressionamos nada. Não usamos sistema de recompensas, não o vamos por de noite a fazer xixi. Ele é que tem de acordar quando estiver preparado para isso. O pediatra concorda.

Agora há 2 noites que acorda a pedir para ir à casa-de-banho e a fralda de manhã está seca. Parece que está a evoluir mas não me vou preocupar muito com isso.

Beijinhos

Céu Estrelado disse...

Começei com essa saga já há 2 meses e até falei disso lá no meu cantinho... e temo-nos dado muito bem, sem grandes pressas nem stresses vamos fazendo as coisas devagarinho mas cumprindo horas e com metodo!
Esta é uma boa altura para isso, vais ver que no inverno já deixou as fraldas de vez!
Beijinhos e bom fim de semana! :)

cristina disse...

Nem me fales em chichis. A Gabi já tem 5 anos e desde os 4 que não usa fraldas, mas tem sido muito complicado, porque são muitas as vezes que ainda acorda molhada. Tenho de a por 2 a 3 vezes por noite o que é muito chato tanto para ela como para mim.
Uma das razões é ela ser muito pesada no sono, imagina que não se lembra de ter feito chichi na cama e de ter mudado de roupa.
O conselho da pediatra foi sobretudo evitar bebidas depois das 20:00h, e tem funcionado mais ou menos.

bjs

Rita disse...

olha n te posso ajudar pq ainda ando q treinar a B. p isso...

mas li os comentarios das outras mamãs q ajudarm me imenso...

Ontem tive sem net o dia todo e espero q os teus meninos tenham passado um bom dia da criança e qua o Daniel já n tenha pesadelos..

beijinhos

FiLiPa MaRqUeS disse...

Acho o maximo como conseguiste manobrar a situação!! O mais provavel e que ele nao consiga deixar de acordar molhado pk do leitinho que bebe...mas pronto para tudo ha remedio e tu la deste a volta ;)
Bom fim de semana Beijokas

Susana Oliveira disse...

a minha irma deixou de dar leite ao filho antes de deitar.
E nada de muitos sumos ou agua a noite.
quando tiveres uma tecnica boa diz.
beijos

Mãezana disse...

ò amiga..não te posso ajudar nesse assunto! Posso é desejar-te um
BOM FIM DE SEMANA!!!

Bjs a todos

Anónimo disse...

Olá minha querida amiga de além mar!
Nó começámos a operação fraldas não há cerca de um mês! Tem estado a correr bem, sem pressas... Ela tem pedido para ir ao bacio! Vamos lá ver! Eu acho que de um momento para o outro o Daniel te vai surpreender!
As melhoras da amorinha!
Um bom fim de semana para voçês!
Mil beijinhos, Teresa

Nina disse...

Lol! Divirto-me sempre com o que leio no teu blog...arranjas cada estratégia!Lol...essa das patacas está demais! Beijocas, mamã linda!
Bom fim de semana!

Ana Guida disse...

é spre 1 fase complicada esa da transiçao das fraldas pr o bacio, ms vais vr k + dia menos dia ele vai surpreender-t ;) axei engraçado o sistema dos 4 centimos, pode sr k funcione! bjns*

Patrícia disse...

Olá:)
Eu não tenho nenhum conselho para te dar uma vez que o Bruno ainda está longe dessa fase, no entanto acho que a forma como estás a fazer as coisas está correcta, só acho é que não deves fazer disso uma obcessão para ele não se sentir frustrado de cada vez que não consegue cumprir...
Muita calma e paciência, vais ver que quando menos esperas as coisas estão regularizadas!:)
Muitos beijinhos para vocês!

Mae Frenética disse...

Omeu tem 1 ano, ainda não comecei com essas andanças. Mas acho vou tirar apontamentos deste post!! :))

Tita Dom disse...

:-) Com duda foi facil aos 14 meses tirei a fralda difinitivo durante o dia, durante a noite :-) ela não fazia a fralda da manha estava sempre sequinha acabei por tb tira-la aos 15 meses, masssssssss, a mamã tambem a levantava a as 22 para fazer xixi e as 4h de novo, temos que fazer um sacrifico tb e eles não nascem ensinados néeee. Muita calma, paciencia e tudo corre bem

Um beijinho grande e Bom fim de semana

sonho de bebé disse...

As melhoras da amorinha! E um bom fim de semana
bjs

mulher elástica disse...

Olá
Pois, isto cada criança tem os seus ritmos, o Flecha deixou as fraldas sem stress nenhum (aos 3 anos) quando entrou para o infantário. Foi um processo tão natural (o mesmo se passou com a chucha) ele simplesmente chegou a casa e disse que não usava mais. E assim foi.
Mas tb te digo que tinha sempre familiares a chatear a cabeça para eu lhas tirar mais cedo, eu é que achei que ele devia decidir.

Miúda disse...

Sem resposta, por motívos obvios. Mas digo-te q sem stress. Que conheço quem se portou mal até aos 13 anos e agora é um adulto fantástico!

Jocas. Bom fim de semana, no sofá, no quentinho, e as melhoras para a Eliana.

tixa disse...

Gostei da técnica das patacas, pode ser que ajude, mas cada criança tem o seu ritmo.
Um bj de melhoras para a Eliana e um bj grande para ti e para o Daniel. Chuva? Aqui está um dia magnifico!!!

Páginas escondidas disse...

o meu anda a tirar... de dia não usa, só na sesta ou saídas :)
mas de noite usa..
mas pouco faz!! :)

mixtu disse...

ai os dentitos...
por aqui faz muito calor...
bom fim de semana
besitos

Anónimo disse...

eu ainda não sei à operação fraldas, apesar de o colocar no bacio, antes de o colocar na banheira; pois sei que ele faz chichi. Mas ele não faz no bacio, mas faz na água da banheira!!!

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
Acho que a ideia das patacas é optima para incentivá-lo a largar as fraldas. Sinceramente, como ainda não cheguei a essa fase não te sei dar conselhos.
Aqui o tempo também anda muito quente mas não deve ser comparado com o de Macau.
Um beijinho grande para ti e as melhoras á amorinha

Carla

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Espero que o Daniel consiga comprar o barco telecomandado brevemente!
As melhoras da Eliana e um bom fim de semana apesar, do mau tempo

Anónimo disse...

Pois, não sei, essa fase ainda está muito longe. beijocas

Ck in UK disse...

so vim avisar q te linkei!
conheces alguem cahamdo Pedro Abrantes,ai para as tuas bandas?

calamity jane disse...

olá, há muito tp q ñ passava aqui por macau! tens de admitir q estás um pouco longe! agora a sério, até tenho passado mas sempre de fugida e sem deixar um allô. mas hoje cá fica... com um beijinho (a famosa empresa é a pt! já deves ter saído de cá do burgo há muito tempo, mesmo ;-))))

Crónicas de Ariana disse...

As fraldas são sempre complicadas... mas tudo a seu tempo e com calma tudo se resolve!

Raio de Sol disse...

olá linda...

sabes que ainda não tenho filhos, mas com o meu sobrinho as coisas tb foram complicadas... a minha cunhada fazia o mesmo que tu, acordava-o de 2 em 2 horas para ir à casa de banho e só deixou as fraldas mesmo 2 ou 3 semanas antes de fazer os 5 anos...

o importante é teres calma, não vale a pena pensares que já é muito tarde, cada criança tem o seu timming para as diversas coisas, há-de haver coisas que ele fez mais cedoo que outras, não te preocupes, vai correr bem, leva é o seu tempo. Quando ele se sentir preparado vai deixá-las...

beijokas e as melhoras para a amorinha!

Mamã artesã disse...

De facto deve ser mesmo uma fase difícil, essa de deixarem as fraldas. Mas vais ver que, com o tempo e com uns pequenos incentivos da mamã, ele deixará de fazer xixi na cama.
Desejo-te sorte.
Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com

Mamã do Diogo disse...

Olá,vim so para vos deixar uma beijoca, pk quanto as fraldas n te posso dizer nd lol.Aqui faz um calor que nem imaginas, parece que já xegámos ao verão.
Beijocas.

Susana disse...

Que posso eu dizer, o meu filhote ainda faz cócó nas cuecas e dorme de fralda de noite mas a sesta dorme de cuecas sem perigo.

bijukas gandes