quarta-feira, junho 14, 2006

RECANTO

Cresci no campo
Adoro espaços verdes
Adoro mexer na terra
Adoro o cheiro da terra molhada depois de chover
O cheiro da relva depois de cortada
O canto dos pássaros
As borboletas a esvoaçar

Macau é essencialmente uma cidade
Não tem campo, não tem hortas
Só prédios e alguns jardins
Se Coloane se for escapando à vontade de construção
Continuaremos a ter ali um "pulmão"
O nosso "Monsanto"

Moro no 17º andar de um prédio
De um complexo de muitos prédios
Não há muito espaço verde
Mas todos os prédios do Ocean têm um jardim no 3º ou 4º andar
Jardins interligados entre prédios, tornando-se num grande jardim
Tem plantas, escorregas e outros brinquedos para os miúdos
E espaço para correrem e andarem de bicicleta
Sem o perigo de aparecer um carro

Em minha casa, na varanda há um recanto verde
Um recanto onde por vezes me esqueço do tempo
E fico ali a tratar das plantas
Gosto desses momentos de abstracção
Desses momentos em que estou sozinha
Com os meus pensamentos, com as mãos sujas pela terra
A ver qual a melhor maneira daquela planta crescer
O meu filho chama-lhe o "nosso jardim"
E gosta que os pardais pousem no parapeito da varanda
Andem por lá a saltitar e a cantar
Mas não gosta que as borboletas esvoacem de flor em flor
Tem medo delas
Eu não o deixo ir lá para fora, tenho medo
A varanda está sempre fechada e ele sente-se mais seguro assim
(As borboletas não o atacam)
A minha filha fica numa excitação doida quando às vezes vai à varanda ao meu colo
E quer apanhar as borboletas
E o irmão grita de dentro de casa que elas lhe vão morder (?)
Momentos nossos
Momentos tão bons
Num "nosso jardim"









29 comentários:

RB disse...

que honra novamente!!!
que giro jardins do 3/4 andar!!! nunca imaginei!
vou-te fazer inveja!
imaginei eu que trabalho em monsanto!!!! nada melhor, né?
bjs

mulher elástica disse...

Que lindo jardim... é tão bom podermos ter uns momentos ainda que breves só para podermos pensar na vida...
beijos

Rita disse...

como eu te compreendo!! onde moro tb é só prédios mas q temos jardins lindos lá isso temos. Ainda bem q tens aí um onde eles podem brincar a vontande e além disso eles adoram jardins

beijinhos

Carla disse...

EU FELIZMENTE MORO NUMA CASA COM UM GRANDE JARDIM....
lINDAS FLORES....
JOKINHAS
CARLA E MIGUEL

Susana Oliveira disse...

li bem?
jardim no 3º andar deum predio?
como eu gostava de ver isso :)
beijokas

Tita Dom disse...

Que maravilha, e que flores tao lindas, meteste inveja com flores tao bonitas que tens em teu jardim.
Afinal uma compensação do que não podes ter :-)

Beijocas

Sónia disse...

Até aos quatro anos vivi no campo ao ar livre com montanhas, vales, yudo muito bonito...hoje sinto falta disso!
Onde moro, espaço verdes nem ve-los :(

cris disse...

E eu tenho uma paixão enorme por flores. Por isso adorei ver as tuas plantinhas!
Beijocas

Sandra disse...

Tens uma flores muito bonitas no teu jardim!
Também gostava de ver uma fotos desse jardim no meio dos prédios, deve ser engraçado.
Eu também moro num apartamento e bem que gostava de ter uma vivenda com jardim, sonha Sandra, sonha....

Beijinhos

Anónimo disse...

Aqui na minha mesa do escritorio tenho uma orquidea como essa tua ultima foto mas na versão branca. Em casa a minha mãe sempre teve plantas com e sem flores. Dá um outro ambiente á casa. Fica bem!

Clarinha disse...

Eu realmente tb sou uma felizarda, para além de viver no campo, tenho uma casinha e um grande jardim!!Mas essa dos jardins no 3 e 4º andar deixou-me curiosa!!Deve ser engraçado!
Beijinhos

Ana Guida disse...

o teu jardim é lindo, n admira k os teus piolhitos adorem ve-lo ;) bjns*

De mim para mim disse...

Olá, a casa dos meus pais tem quintal, por isso sempre tive, desde cedo, o contacto com a terra e as flores. Hoje moro numa moradia, tambem com quintal, onde tenho várias flores, e em frente tenho uma quinta. Adoro poder abrir a janela do quarto e ver o verde das arvores e ouvir os passaros. Até me esqueço que ali tão perto está a cidade.
Adoraria ver esses jardins no 3º andar.
Bjos
Carla

Nina disse...

Que giro!
Nunca vi jardins em andares:) Deve ser mt bonito!
Hj pareces bem mais animadita:) Que bom! Espero que os filhotes te tenham deixado descansar:)
Jinhos doces

Anónimo disse...

Gostava de ver ao vivo e a cores um desses jardins de 3º andar, porque por aqui não ha nada disso!
Ainda bem que criaste o teu proprio jardim, que é muito bonito.
Bjokas floridas

Inês disse...

Jardins em andares... a isso chama-se qualidade de vida... fico feliz quando descubro pessoas que sabem viver... parabéns

Bjs Leonor

Docinho disse...

E que bem que sabe um jardim na nossa vida : )
E borboletas... tanta cor... tanta magia da natureza...

Beijinhos quase longe daqui : )

SusanaMama disse...

Olá...

Ainda bem, que ao mesmo tempo consegues tratar das tuas flores....mas também nunca tinha ouvido falar de jardins no interior dos predios....

Beijocas

Não desistir disse...

Esses jardisn dentro dos predios devem ser o maximo.
Com avantagem de serem seguros.
Beijinhos

Ica disse...

pois hoje por aqui, também conseguimos sentir o cheiro de terra molhada, chove a potes. Também adoro sentir este cheiro.

é bom ter um recanto para nós e com flores, mais traquilo se torna.

beijinhos

rita

T disse...

Que lindo!

Beijocas

http://minha-filhota.blogspot.com/

Anónimo disse...

Muito interessante o jardim nas "alturas"..
Beijocas e está quase não é?

dixubo disse...

Também adoro o cheiro a terra molhada e relva acabada de cortar!!! :D
(e aqui em lisboa, nestes dois últimos dias tem sido um cheiro constante a chuvinha!!).

Quanto às borboletas...como eu compreendo o Daniel! ;)

xinhus ****

Bem Me Queres disse...

Enquanto vivi com os meus pais tinha o privilégio de ter um jardim à minha disposição. Adorava regá-lo nas noites de verão e molhar os pés. Hoje a realidade é outra, embora viva num condomínio fechado....mas o jardim não é só meu :(
Beijinhos doces
Cláudia

Anónimo disse...

É bom ter um recanto desses. felizmente tenho um pequeno quintal onde passava muito tempo, mas este ano, coitado parece uma selva. A tua orquídea é linda. E o cacto...adoro cactos. beijocas
Os pequenos estão melhores?

Anónimo disse...

O teu jardim é lindo a julgar pelas plantas.
Jinhus
Cláu

Mamã artesã disse...

Adoro plantas mas não tenho, nem nem nem paciência para tratar delas. Não tenho uma única planta em casa. Apenas umas flores que o mariduxo me oferece de vez em quando.
Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com

Carina disse...

Quem me dera! Não tenho plantas em casa já que as minhas varandas são diminutas... quero no futuro comprar uma casa com terraço de modo a tentar ter algumas, mas por enquanto e nesta casa não vale a pena...

Beijocas!

Adenda: By the way, gostei da nova forma como escreves os posts, tipo em poema ;)

Loira disse...

Só tenho uma planta em casa... um antúrio. Cresci na cidade, ao contrário de ti... só q aminha rua tinha jardins em frente aos prédios. Além disso, os meus pais têm casa na Aroeira (perto da costa de caparica)... aí sim, temos um belo jardim e quintal. Para além de ser uma zona com mtas matas e pinhais (mais antes do q agora, mas enfim). Gostava mto de brincar por ali com os outros miúdos.
Nunca fui a Macau (aliás, não conheço nada do Oriente ainda), mas o Zé já foi e disse-me q era assim mto citadino... como Hong Kong.
bj*
PS. Já actualizei o teu link.