terça-feira, junho 06, 2006

ADORMECER


Adormecer a amorinha era um momento de mimo
Meu e dela
Talvez mais meu que dela.
Adormecia ao meu colo
Depois de mamar
Inicialmente sentada no meu joelho
Inclinada/apoiada no meu braço
Palmadinhas nas costas para arrotar
E ela adormecia
Depois no meu ombro
Num abraço que me enchia o coração
Sempre foi assim
Com o aproximar do seu primeiro aniversário
Com o seu crescimento
A posição deixou de ser cómoda
Para mim
Para ela.
Estava a chegar a hora
Dela aprender a adormecer sozinha
Com o mano foi muito complicado
Muito choro, muita birra
Muita falta de paciência minha
Que por fim já chorava com ele
Desesperava ele porque não dormia
Desesperava eu porque ele não dormia
Uma mudança que ocorreu por volta dos 9 meses dele
Por volta dos 11 meses dela
Mais tarde porque me andei a mentalizar para o que se ia passar
Porque não queria que tudo se repetisse
Porque me custa muito ouvi-los chorar
Porque se ela chorasse o mano também não dormia
Porque eu não estava preparada para abdicar deste mimo
De ter a minha bebé crescida
Mas a amorinha surpreendeu-me
Fizemos todo o ritual como antigamente
Mas em vez de esperar que ela adormecesse no meu ombro
Coloquei-a na cama
Já estava meio adormecida
Ficou muito surpreendida
Abriu muito os seus grandes olhos inquisidores
Falei-lhe calmamente
Expliquei-lhe que já estava a ficar uma menina grande
Que precisava de começar a adormecer sozinha
Na caminha dela
Que a mama gosta muito dela na mesma
Mas que ela é pesada
E a mama não pode com ela
E que ela já não está confortável a colo da mama
Falei-lhe calmamente
Sentei-me no chão ao lado da cama dela
E fui-lhe fazendo festinhas nas costas ou na cabeça.
Nos primeiros dias demorou muito a adormecer
Alguns dias tive de a tirar da cama porque chorava muito
Porque ficava de pé e gritava
Acalmava-a e voltava ao inicio
Muita, muita paciência e muita calma
Sem pressas
Ao fim de uma semana as coisas estavam melhores
As sestas começaram a melhorar consideravelmente
Depois de mamar coloco-a na Cama
Dou-lhe um beijinho e digo com voz calma e meiga: “Faz ó-ó! A mamã vai trabalhar”
Fica sozinha a chuchar o bordo da fraldinha de pano, tal como fazia o mano
Um novo vício, uma forma de conforto, que larga ainda antes de adormecer
Não chora, fica às voltas até adormecer.
À noite é mais exigente
Fica na cama dela mas exige a minha presença
Exige as festinhas, que o mano também adorava
E adormece sem birras, sem choro
Na caminha dela.

38 comentários:

cloinca disse...

Ohhh.... sem miminhos? Resolve-se já isso! ;)
É curioso, porque nunca passei por essa situação com o meu André... em pequenino até foi mais fácil que agora... punha-o na caminha, ficava sentada a dar miminho.... e ele adormecia. Agora, que já fala tanto.... já exige adormecer na nossa cama. Sabe que depois vai para a dele, mas tem de adormecer ao meu lado... com cantilenas e miminhos. E a verdade é que não nos importamos nada... o miminho faz tão bem aos papás!!!
Beijinhos especiais para o Daniel e para a Eliana,
Cláudia

Nina disse...

Linda!
Passei para te deixar um beijinho e te desejar uma óptima semana.
Ando doida com tanto trabalho:)
Na 5ª feira, vou de novo ao médico...desta vez já saberei se o coraçãozinho da minha estrelinha está a bater devidamente:) Sinto que sim...quero sentir que sim e que vou ser uma mamã como tu:)
Jinhos doces

mulher elástica disse...

Que linda a amorinha... E que lindo post com que mais uma vez nos presenteaste.
Não sei quando vem o espectáculo do Noddy novamente, mas gostava muito que eles vissem, vou tentar saber e quando souber algo digo-te.
Preferes Porto ou Lisboa?
Beijos grandes

Tita Dom disse...

Lindona a tua amorinha! Ainda hoje a minha duda adormece comigo, a mamã ainda tem que estar por perto, e sabe tão bem adormecermos juntas...

beijocas

cristina disse...

Que fofa a Amorinha, que já adormece na caminha dela.
Ao ler este post senti uma paz contagiante.

bjs

carla disse...

Olha que linda!!Parabéns pelo inicio da marcha e por adormecer sozinha!

Beijocas

Rita disse...

Isso é mto bom e é uma grande vitória p eles e p nós(apesar delhes custar a ele ea nós)

beijinhos

LenaMaga disse...

Olá

vim agradecer o teu comentario e aproveitei para espreitar o teu blog

a minha está numa fase que é um castigo para adormecer, tenho de tentar fazer como tu fazes

os teus meninos são lindos, principalmente a tua amorinha, vi a melhor naquela passagem de fotos que fizeste, muito linda

bjs

Piquinota disse...

A Amorinha está uma crescida...anda,nana quase sozinha....que maravilha!:)

Parabéns!:)

Jinhos

Miduxe disse...

ai o dormir... que bom que tudo corre bem... eu nem me atrevo a dizer nada...
bjs

LP disse...

Está crescida a Amorinha...

Anónimo disse...

Ò sandra o teu texto está tão bonito, tão ritmado que me fez lembrar uma canção que a minha mãe me cantava, que metia um "diamond ring", Mama gives you a diamond ring!", que ainda hoje povoa as minhas lembranças na hora de embalar o Benjamim...
O Benjamim não adormece sozinho, temos muita dificuldade no seu desinvestimento pregressivo. Tem dias, é verdade. Tal como nós. Eu até acho que ele não gosta de dormir! Lol.
No outro dia, deixámo-nos dormir todos até tarde, acordei já super atrasada, e fiquei tão aflita, fui a correr ao quarto dele, e ele lá estava a dormir como um passarinho... acordou, levantou-se e começou logo a falar, e apontar para a cama...
Foi uma noite santa, devia estar cansado da brincadeira no colégio. Tem dias assim. Andamos sempre na adaptação.
Beijinhos.

dixubo disse...

Gostei de ler :)
Deve ser uma satisfação ver como eles crescem e desenvolvem bem, e embora a nostalgia do tempo em que eram mais pequeninos às vezes seja grande deve ser uma sensação maravilhosa poder, com amor e carinho, ensiná-los a crescer!

Beijinhos

Nina disse...

Mamã linda, tive que alterar o meu nome. Passarei a ser Nina...não te esqueces, pf?
Jokinhas...Ste

Cristina disse...

Olá.É a primeira vez que visito este teu cantinho.O adesivo cola-se na pele e dura uma semana e por isso tem que ser substituído ao fim desse tempo de maneira a que andes 3 semanas com adesivo e 1 sem ele que é quando aparece o período,tal como a pílula.Ainda não sei se é bom ou não pois ainda não experimentei.
Beijinhos

Não desistir disse...

A horinha do óó é sempre complicada.
O Kiko não adormece sem uma sessão de beijinhos na cara e na chucha.
Beijokas

Mae Frenética disse...

Q linda descrição... mas é tao difícil, não é?

alexandrachumbo disse...

o bébicas adormece na caminha dele, sozinho, às vezes com ajuda da música clássica:) mas não sem antes levar uma boa dose de mimoca da mamã, claro:)

S.A. disse...

Adorei o post. Mesmo.

Flores disse...

Q linda amorinha. :)

Repolha disse...

Está a ficar uma menina crescida :D

Anónimo disse...

É um doce a tua amorinha.... e tão independente!
Adorei o relato!

Bjinhos
Sandra Brema

Anónimo disse...

olá

que lindo post!!
a amorinha está muito crescida.

jcas
vera

Carla disse...

Isto parece uma linda poesia....

jokinhas

carla e miguel

Anónimo disse...

Tá uma Mulher linda!!!!!! BJUSSS

Grilinha disse...

O meu normalmente chega à hora da caminha tão cansado que quase nos agradece de o irmos lá pôr. Adormece sózinho desde os 4 meses...Mas quando não tem sono...é escusado !!! Temos de esperar que lhe dê o soninho, senão é uma tourada!! A tua pelos vistos está a ficar uma senhora e gosta muito de miminho..Ah, pois não !!!...eh, eh...beijocas

PatLeal disse...

Obrigada pela visita, tens uns bebés lindos. Adorei o teu cantinho.

Jinhos

Sandra disse...

Olá...nem te conto! Todos as noites é um filme para a minha filhota adormecer...sempre foi assim desde que nasceu! Ou adormece ao meio do pai e da mãe ou...folia até à tantas da noite!!!

Espero um dia conseguir deitá-la na sua caminha e ela ficar sossegada!!! LOLOL

Beijinhos

De mim para mim disse...

Olá venho agradecer as boas vindas ao grupo babyblogs. Gostei mto do teu cantinho.
Se quiseres dá um saltinho ao meu.
Bjos
Carla

Horas Vagas disse...

Que grande texto, o de hoje...Bem, o de hoje!!!.. és uma palradeira como eu!
A minha bacana adormece sozinha... QUASE sempre!
:-)

Bem Me Queres disse...

A tua filhota é um miminho :)))
Estou ansiosa por tb viver esses momentos...
Beijinhos doces
Cláudia

Anónimo disse...

Que post tão docinho de se ler!!! Boa noite!!!

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Quem me dera que com a Maria funcionasse assim, as birras para dormir estão cada vez piores.
Bjinhos e bons sonhos amorinha.

Charilas disse...

Que maravilha!! Quero que esse dia chegue rapidamente a minha casa!

Parabéns pela nova conquista - andar!


Um grande beijinho,

Sandra

Susana disse...

Eu nem falo no meu pa adormecer.

Parabens á amorinha por já andar :)

desculpa a minha ausencia mas tem sido em todas.

bijukas gandes

Anónimo disse...

Tenho de experimentar essa táctica. É que a Adriana faz cada tourada para adormecer...beijocas

Zuza disse...

LINDO!!!!!!
:D

Alice disse...

que post fofinho :D
bjs