segunda-feira, agosto 28, 2006

AMAMENTAÇÃO

A amorinha ainda mama.
Revelação polémica para muita gente.
Ela já é tão grande!...
Já tem tantos dentes (16)
Mas sempre teve muitos dentes
Será que deveria ter deixado de mamar aos 7 meses?
Quando já tinha 8 dentes?
A verdade é que eu ainda tenho leite
Ela adora mamar
E nunca me magoou
Adoro dar de mamar
Não defendo a amamentação em exclusivo até ser grande
Não defendo que a mãe tem sempre leite
Ainda bem que há substitutos ao leite materno
Mas defendo que se tem pode dar de mamar
Ainda me faz confusão as mães que não dão de mamar para não estragar o peito
Enfim, são escolhas e cada um sabe de si
Dar de mamar sempre foi um prazer para mim
Um momento único
Agora, que ela é “grande”
É um momento em que ainda tenho a ilusão
De ter um bebé nos meus braços
Gosto de sentá-la no meu colo
De ver como ela me olhar a sorrir
Enquanto me tenta levantar a camisola
E pronuncia “Am”
Gosto quando fecha os olhinhos a mamar
E como “pede” para a mudar de lado
Quando aquele em que estava a mamar se esgota
Como se acalma e se aninha no meu colo
Chegando por vezes a adormecer
Gosto desta dependência
E destes momentos nossos
Sem ninguém nos incomodar
Gosto principalmente por já não estar “presa” aos horários das mamadas
Porque desde os 4 meses que come papas
E desde os 5 que come sopa e fruta
E, desde a passada sexta-feira
Que demos mais um passo em frente
A amorinha passou a beber leite à noite no biberão
No início o biberão era saudado com palmadas e empurrões
A amorinha não podia nem vê-lo que chorava e gritava
Preferia ficar a chorar com fome se não lhe dava de mamar
Umas noites de sono perdido
Muita insistência
Ficar sentada no chão ao lado da cama dela
Fazer-lhe festinhas quando chorava
Assegurar-lhe que gosto muito dela
Tanto ou mais que antes
E não é por isso que não tem maminha
Mas porque a mamã acha que chegou a hora de acabar
Não consigo que o biberão entre na boca
Apenas o bico e depois serve de palhinha
10 ml, 20 ml, 30 ml, ...
Devagar devagarinho começou a aceitar outro leite
(Não bebe o leite crescimento da Mimosa, bebe o meio gordo)
A noite passada chegámos aos 50 ml, um record
Mas estou feliz porque está a começar a beber
E já não me olha magoada
E, sim ainda mama à noite antes de dormir
E de manhã se acordar antes de eu sair de casa
Já não a acordo para mamar
E ao almoço se lhe apetecer
E a maioria das vezes já não quer
Está por dias esta ligação tão estreita
Estamos a crescer as duas aos poucos.
Mas estamos felizes
E é isso que importa, não é?

40 comentários:

Miduxe disse...

é isso mesmo! O meu piolhito mamou até aos 21 meses e o desmame foi feito gradualmente; Sempre que ele pedia mama dava-lhe outra coisa que ele gostasse,como uma bolacha, um rebuçado,etc;assim desviava-lhe a atenção! E beber leite só num copo,pk biberon nunca quis...Assim,aos poucos deixou de pedir...
beijos

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
È tão bom puderes ainda dar de mamar!
É uma sensação unica sentir esse vinculo com o nosso filho.
Tenho pena de não conseguir dar de mamar porque não tenho leite suficiente. nem puxando, porque diz-se que quanto mais dermos mais temos, mas não é o meu caso.
Puderes dar ainda á amorinha deve ser lindo, porque ela já pede e parece que tens ainda aquele bebé de colo,não é?

Bjos
PS. Os meus tios estão optimos. Primeiro foram para a Taipa, mas, não sei porquê acabaram por ir morar mesmo para Macau. Acho que a casa é muito gira, é grande tem condominio privado e é um 8º andar.Sempre moraram em Macau, e têm lá os amigos e é tudo perto, se calhar não gostaram muito de andar a passar a ponte para Macau não é?

T disse...

Desde que mãe e filho/a estejam em sintonia, qualquer solução é perfeita!
Bjs

Rita disse...

tiveste mais sorte q eu...

beijinhos

Anónimo disse...

Pois... olha eu a falar deste tema... a Ema ainda mama ( à noite para dormir) e tem 29 meses.

Para mim é indiferente o que dizem... isso é entre mim e ela, e mais ninguem...

Sei que está a chegar a hora do desmame...mas ainda não tive coragem

Bjinhos e boa semana
Sandra Brema

Susana Oliveira disse...

:)
Concordo plenamente contigo.
Tambem me faz imensa confusao as maes que nao querem dar leite.
Eu axo um momento unico e tenho pena de so ter dado 15 dias por ter ficado sem leite.
A amorinha vai-se habituar rapido ao biberon.
Porque nao experimentas dar-lhe num copo em vez do biberon?

Beijokas

kuka disse...

Não tarda nada está a comer feijoada e cozido à Portuguesa.

Anónimo disse...

Disso eu ainda não percebo nada, mas penso que é uma aberração não se dar mama para não estragar o peito!
Bjokas

Sónia disse...

Tal como já tinha dito num comentario anterior eu mamei até aos 19 meses e mamaria mais de certeza! A minha mãe diz que eu adorava mamar e o meu filho segue os meus passos. Tem 10 meses e ADORA mamar! Graças a Deus tenho leite, pois ele detesta o biberon. Nunca bebeu leite através do biberon...

Unknown disse...

Oi linda

Mama sío faz bem..e mais nada!!

Um grande beijo

Yami

NaRiZiNHo disse...

Bom dia Alegria!!!!
Isso é maravilhoso, acho eu!!!!
Uma amiga do meu pai deu o peito até aos 3 anos da sua bebe, a propria bebe saltava para o colo dela e ia buscar a mama :), era de rir ver a miuda a afzer aquilo, tornou-se um ritual!! :) :-*

Co(S)mic Gal disse...

Se ela gosta e tu adoras...optimo miga, continua porque só lhe faz bem e é u miminho da mamã :)
jokitax e Boa semana

RB disse...

tens toda a razão, cada qual sabe e se achas que chegou o momento, só tu sabes.
um beijo enorme

Anónimo disse...

Quida � muito saudavel o leitinho da mam�, agora idade para deixar n�o sei, fala com o m�dico, mas acho bem se tens � o melhor para a tua menina.

beijokas grandes

Mãezana disse...

Claro que sim! Queremos é mamãs e filhas felizes!!!

Boa semana! Bjs

cris disse...

Realmente deve ser um coisa única alimentar o nosso filho!!!
Beijocas

reborn disse...

O que interessa é que estejam felizes :)))
Beijinhos fofos ***************

Raquel disse...

O que importa é que as duas estão bem e felizes!
beijinhos

Sefas disse...

Eu tb deixei de dar de mamar à minha filha por volta dos 7 meses e ainda hoje me arrependo, pois sinto falta disso.
Agora do Ricardo, vou-lhe dar de mamar até quando ele quiser. Mesmo que já caminhe. Qual é o mal? Não me interessam os preconceitos das pessoas, o filho é meu. Beijos

Docinho disse...

Eu só dei 3 meses e meio... fiquei sem leite...
Não acho q seja bom ou mau... é o que tem de ser!
Se te sentes bem e ela também, continuem até já não haver mais : )))

beijinhos sem leitinho

Vera Angélico disse...

Pois eu cá tb acho que isso deve ser uma decisão vossa. Mais... apesar do que se diz, não me choca nada que possam mamar até tarde. Felicidade dos filhos e das mães que partilham esses momentos!

Charilas disse...

Ai que este post deixou-me uma lágrima quase, quase a saltar....

Eu também ainda dou de mamar ao pequenino que tem quase 11 meses e... gostava de continuar até ele querer e eu ter! Ele também adormece a mamar, rejeita o biberon...

O Rodrigo só mamou até aos 4 meses, mas bebeu o biberon da manhã e da noite ao colo, bem enroscadinho e com muitos beijinhos até aos 3 anos e... ainda bebe às vezes.

Eles nunca vão deixar de ser os nossos bebés.

Beijinhos,

Sandra

Cláudia disse...

Eu acho que o tema da amamentação é um bocadinho polemico.
Acho que cada uma tem a sua opinião. Mas não acho bem que não se dê de mamar por causa de uma vaidade...eu quando tiver um filho, espero ter muito leitinho para lhe dar :)
bjs

Diana Bento disse...

Como gosto de dar a mama ao Francisco. É, como dizes, um momento nosso. Enquanto tivermos leite, porque não?

Beijocas.

Pedro disse...

Claro que sim...mas aos poucos e poucos terá de largar definitivamente...acho que é o melhor!

Comprimentos de Portugal!

sonho de bebé disse...

Acho que o q interessa mesmo é que sejam felizes! Eu acho que fazes bem se ainda tens leite e tens prazer ao amamentar a amorinha porque não fazê-lo!Eu deixei de o fazer aos sete meses não porque já não tivesse leite mas porque o pequenito não estava a engordar bem e depois parei, fiquei arrependida podia continuar a dar!
Ainda bem que ela tb está a aceitar outro leite.
beijinhos

carla disse...

Estou de volta e acho que não vou conseguir actualizar-me de tudo, ahahahah....quanto ao teu post, eu ainda dou de mamar e a Inês tem 2 anos e 5 meses, podem dizer o que quiserem...mas não vou forçar nada...quando ela quiser e decidir vai deixar de mamar concerteza...

Beijinhos

Mil Coisas disse...

Eu sou a favor da amamentação em exclusivo até aos 6 meses, sempre que possível e que "apetecivel" para o par mamã/bebé...

Eu fiquei um pouco triste quando o André fez o desmame, mas tive de respeitar o seu timming.

Claro que o meis importante é vocês estarem felizes, só assim a amamentação atinge os resultados a que se propõe!

beijocas,
Rute e André

Grilinha disse...

Concordo com o que dizes...não consegui dar de mamar por muito tempo...então "morro de inveja " , no bom sentido, quem o consegue...e assim como tu....tanto tempo depois ainda tem leite. É uma felicidade muito grande...é muito bom...mas tudo temo seu tempo, claro....e cada mãe e cada bebé encontram o "timming". Beijos sem leitinho

PaulaB disse...

Olá Miguinha!
Que bom que deste Maminha bastante tempo, é bom pra as duas.
Eu dei de Mamar até aos 4 meses, só! E tive tanta pena, começou a secar o meu leite, ela sentia que tinha pouco e então regeitava.

Jinhos

Mamã do Diogo disse...

Ora ai tá uma noticia boa,se tens leitinho dá e não te magoar é mt bom,eu tb espero ter leitinho até o Diogo querer,o mais chato vai ser qd for p a creche e eu trabalhar,mas vou continuar a dar.
Fazes mt bem :)
Beijokas

Anónimo disse...

Eu acho que enqto poderes deves manter a mama.
Jokinhas e não ligues ao que as pessoas falam.

dixubo disse...

Sinceramente a mim não me choca nada. Acho que se te sentes bem e a amorinha também, não vejo porque não! Acho que é benéfico para ambas e a seu tempo tudo segue o ser rumo. Enquanto assim fôr acho que fazes muito bem!

Jokinhas *****

Manela disse...

Tb adoro dar de mamar ao André, é como tu dizes momentos unicos.
Bjs grandes

_+*Ælitis*+_ disse...

Querida Sandra, pouco importa o que fazemos sempre temos pessoas para nos criticarem de seguida. Enquanto tiveres leite e enquanto nao te importares, tens de dar de mamar à tua filha. Eh mais saude para ela, é o vosso elo que continua mais vivo. Os outros nao podem entender.

Parabens pelo post lindo, foi uma delicia de ler :)

Beijokas :)

Gonio disse...

O máximo que dei de maminha foi 1 mes e 1 semana ao Vasco, o Gabriel não teve essa sorte, foram só 2 semanas. Tenho pena, muita mesmo. Sinto que perco esses momentos de que voces tanto falam e que o recem nascido ainda não transmite, o agarrar a maminha, o olhar cumplice, o descansar um bocadinho e pedir a outra maminha.... enfim...
Não me choca nada que os bebés mamem enquanto as mamãs se sentirem bem com isso! Se a tua maminha está no fim, que acabe de forma Feliz e Tranquila!

P.S. - Gosto mesmo de te ler!!!!

Bjinhos,

Páginas escondidas disse...

maminha só faz é bem!!! ;)
Aproveita, são momentos lindos!!!

Unknown disse...

Olá
Estou de volta!!!
É tão bom dar de mamar... eu adoro!!! acho que é das coisas que me vai custar mais deixar de fazer.
Maminha é das melhores coisas que as mães podem fazer pelos seus filhos :)
beijinhos
Cris

A Horta Encantada disse...

Adoro dar mama à Leonor é de facto um momento único.
Estive aqui a ler-te e a pensar, como irá ser o último dia em que eu der mama à Leonor...
Imagino que custe um bocadinho... força amiga.
beijocas grandes

Nina disse...

Quem me dera poder ter leite para amamentar o meu Diogo até mt tarde!
Deve ser um momento único!