quinta-feira, agosto 10, 2006

TUFÕES (ou post informativo)

Em Macau, a época de tufões
Vai de Maio até fim de Novembro, com maior incidência de Julho a Setembro.
A ocorrência de tufões é tão normal que já todos os que aqui vivem se habituaram a eles
Macau é igualmente muito pequeno
E por isso a probabilidade do tufão atingir em cheio o território é muito pequena

Cheguei a Macau há mais de 11 anos
Se no início os tufões me assustavam, depois aprendi a conviver com eles
A sua aproximação por vezes até é uma alegria
O içar do sinal 8
Dá direito a um dia de férias
Com o inconveniente de não se poder sair de casa
Por ser perigoso e haver muita coisa a voar, árvores a cair
E pelos ventos muito fortes que se fazem sentir.
Recordo o tufão 10 que passou por Macau em 1999
Mesmo em cima de nós.
O bom tempo, a calma aparente por estarmos no centro do tufão
O sol a brilhar no céu
Mas ao mesmo tempo a pressão e o nervosismo por saber que estava no meio do tufão, no “olho do tufão”...
O mau tempo que veio assim que ele saiu “de cima de nós”
E eu que tinha um avião para apanhar...

A designação de tufão e furacão sempre me fez confusão
Assumo, na minha ignorância que pensava que fossem fenómenos diferentes
Pensava que um furacão fosse um tornado
Decidi fazer uma pesquisa na net
Abaixo, a itálico estão excertos de textos tirados de vários sítios na net

“O furacão é uma tempestade que se forma nas áreas tropicais, sobre os oceanos, provocando ventos de até 300Km/h. Normalmente, possui entre 450Km e 650Km de diâmetros e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual. Em seu centro, conhecido por "olho da tempestade", em que predominam as baixas pressões, não há chuva, os ventos são brandos e o céu é praticamente limpo. Essa tempestade é chamada de Furacão quando ocorre no oceano Atlântico e de Tufão, quando acontece no Pacífico.”

Das sete bacias principais de formação de tufões, a mais activa é a bacia do Oceano Pacífico Norte Ocidental responsável por um terço da actividade de furacões do mundo. As tempestades tropicais nesta região frequentemente afectam a China (Macau aqui incluído), Japão, Filipinas e Taiwan.

Formação
Geralmente os furacões ocorrem sobre os oceanos, em regiões onde a temperatura da água superficial ultrapassa 26°C.
A maior temperatura da água superficial provoca aumento no vapor de água presente na região mais baixa da atmosfera, favorecendo a formação de temporais.
O furacão ocorre quando vários temporais se organizam num vórtice, que envia o calor da superfície do oceano para as camadas mais altas da atmosfera. Portanto é de se esperar que o aumento na temperatura dos oceanos esteja associada ao aumento no número e na intensidade dos ciclones tropicais.

O furacão é composto por:


Depressão: Todos os furacões giram ao redor de uma área de baixa pressão atmosférica perto da superfície da terra. As pressões registradas aos centros dos furacões estão entre as mais baixas e isso acontece na superfície da Terra ao nível de mar.


Centro Morno: São características dos furacões e são determinados pelo lançamento de grandes quantidades de calor oculto na condensação com ar húmido levado acima e seu vapor de água sendo condensado. Este calor é distribuído verticalmente, ao redor do centro da tempestade. Assim, em qualquer altitude, o ambiente dentro do ciclone está mais morno que seus ambientes exteriores.

Centro Denso Nublado (CDO em inglês): É uma protecção densa de faixas de chuva e actividades de tempestades que cercam a parte central baixa. Furacões com CDO simétrico tendem a ser forte e bem desenvolvido.

Olho: Um forte furacão terá uma área de ar no centro da circulação. No olho normalmente está tranquilo e livre de nuvens (porém, o mar pode ser extremamente violento). Na superfície é que estão as temperaturas mais frias e a níveis superiores mais O olho normalmente é em forma circular, e pode variar em tamanho de 8 km para 200 km (5 milhas para 125 milhas) em diâmetro. Em furacões mais fracos, o CDO cobre o centro de circulação e resulta em nenhum olho visível.

Olho D’água: É uma faixa circular de intensa transmissão de ventos que cercam o olho imediatamente. São as condições mais severas de um furacão

Fluxo Externo: Os níveis superiores de um furacão caracterizam ventos formados longe do centro da tempestade com uma rotação inversa ao furacão. Ventos à superfície são fortemente ciclónicos, se enfraquecem com a altura, e eventualmente se invertem. É uma característica peculiar dos furacões.

Significado dos vários sinais de tempestade tropical

Sinal n.º 1 — Este sinal é içado sempre que o centro de uma tempestade tropical se localize a menos de cerca de 800 km da RAEM, apresentando condições que permitam chegar à conclusão de que a RAEM virá a ser posteriormente afectada. Trata-se, portanto, de um sinal de alerta.

Sinal n.º 3 — Este sinal indica que o centro da tempestade tropical se movimenta de forma a originar ventos médios compreendidos entre 41 km/h e cerca de 62 km/h, acompanhados de rajadas de cerca de 110 km/h.

Sinais n.os 8NW, 8SW, 8NE, 8SE — Nestes sinais, as designações NW, SW, NE e SE indicam a direcção provável do vento nas próximas horas. O símbolo 8 indica que a tempestade tropical continua a movimentar-se de forma a vir a provocar um agravamento no estado do tempo com ventos médios entre 63 km/h e 117 km/h com rajadas de cerca de 180 km/h.

Sinal n.º 9 — Este sinal é içado quando existam dados concretos que levem a concluir que o centro da tempestade tropical se continua a aproximar da RAEM e se prevê que a RAEM seja severamente afectada.

Sinal n.º 10 — Este sinal é içado quando se verifica a aproximação do centro da tempestade tropical de forma a que a RAEM passa a ficar incluída na zona de máxima actividade, com ventos médios superiores a 118 km/h e rajadas de grande intensidade.
Um súbito amainar da tempestade significa, normalmente, que o centro da depressão está sobre a RAEM. A esse curto período de acalmia seguir-se-á um rápido aumento na velocidade do vento, acompanhado de rajadas muito violentas, com direcção muito diferente da que se registava antes dessa acalmia.


Esta apresentação em flash sobre a formação de tufões/furacões está muito simples e explica bem o fenómeno

32 comentários:

Miduxe disse...

ui! apesar de habituados deve meter muito respeitinho!!!
beijocas

sissi disse...

Olha, eu na minha lua de mel apanhei c um furacão...N foi mt agradável ver as coisas a passar á nossa frente numa altura em q deviamos estar a gozar o sol e praia. Deve ser ansiedade tremenda viver num sito onde estes fenomenos são constantes

Unknown disse...

Olá linda.
bemmmmmmmm - ate fiquei arrepiada..

Uma beijoca

yami

Mae Frenética disse...

Depois da tua descrição até me apetecia "viver" um furacão!! :))

Anónimo disse...

Eu também não sabia a diferença entre furacão e tufão!!!!
Apesar de estarem habituados,eu acho que não gostava de viver num sitio assim:)
Beijos

Sónia disse...

Oi Miga!
Sendo franca contigo ,eu simplesmente detesto que me chamem "menina de cor", pois fica bem claro que só o preto é que é cor, e que o resto não!Chamem-me preta, mulata, negra, mas não menina de cor, pois tal como disse no blog da claudia, o branco também é cor , assim como o amarelo, o vermelho...
Não sei se me entendes...

Não desistir disse...

O diazito de ferias quando o sinal de tufão é içado até nem é má ideia.Lol
Beijinhos

Carla Santos Alves disse...

Que medo!!!!!


Bjs

Carla

Páginas escondidas disse...

As forças da Natureza são impressionantes...
Fiquei toda arrepiada!!!

Anna72 disse...

Credo! Só de ler arrepia...

Também nunca tinha percebido a diferença entre Tufão e Furacão... até hoje ;)

Beijocas

Carla O. disse...

Obrigada Sandra! Eu também pensava que eram coisas diferentes, mas afinal... e a explicação está óptima :)
Espero realmente que o próximo seja menos forte.
Beijocas :)

De mim para mim disse...

Mete respeitinho! Eu sinceramente não sei se me iria habituar.
Bjos

Anónimo disse...

Ena especializada em tuf�es, at� arrepia.

beijokas para os teus bebes e para ti e obrigada pela for�

sonho de bebé disse...

Deve ser uma experiência muito interessante presenciar a ocorrência de um tufão. Mas lá que mete medo, mete!
beijinhos

Anónimo disse...

Deve meter medo!
Agora já sei que Tufão e Furacão são a mesma coisa!
Mil beijinhos para voçês!
Teresa

RB disse...

Espero nunca precisar desta informação, mas foi muito interessante saber mais do assunto.
um beijo

Tita Dom disse...

Credo cruzes , naaa eu nunca me ambientarialolll
Beijocas

Piquinota disse...

Bem...e este já passou?!
Espero que passe sem problemas!!!

Mas olha que eu não me habituaria a eles!:(


Jinhos

Co(S)mic Gal disse...

Vistes...tanta coisa que eu não sabia!
Bem mas conviver sempre á espera de um ui ui n sei se me dava bem!
Muitas Bjokax

Anónimo disse...

Fiquei elucidada. Também eu pensava que furacão e tufão eram coisas diferentes. Quando estivemos em Cuba andou por lá um furacão a rondar...beijocas

Anónimo disse...

Já aprendi qq coisa hj.
É normal que tenhas aprendido a viver c eles. A mim fazem me confusão.

Jokinhas

Carina disse...

Acho que sou o contrário da maioria das pessoas, mas sempre disse isto ao R.: Não morro sem ir aos EUA e conseguir seguir um tornado! São efeitos da natureza devastadores, mas ao mesmo tempo, lindos!
Ok, ok, sou doida eu sei...

BEijinhos!

Quita disse...

Adorei este post! Já aprendi muito hoje. Já me tinha intrigado com os teus post a comentar os tufões. Agora estou esclarecida!

alexandrachumbo disse...

passei so para dar uma beijoka:)

Manela disse...

Obrigada pelos conselhos no meu cantinho.
Em relação aos Furações eu acho que nunca vivia descansada.
Bjs grandes

Amor de Mãe disse...

:S

Deve ser mesmo de viveres ai, pk eu axo k nao me habituava...
Mas es tu com os tufoes e eu com os atentados...

Jinhos

Anónimo disse...

Querida! Vou de férias amanhã; mandei-te um email....Cuidadinho com esses tufões. Beijocas para os 4, Susana Ramos

A Horta Encantada disse...

Pensei que eram coisas diferentes. Gostei de saber ;)
Cuidado com eles!
bjs

Loira disse...

Não sei se já te disse, mas o meu gajo já foi a Macau, Hong Kong e China... e ele diz q o q mais o impressionou foi exactamente as pessoas continuarem normalmente perante a ameaça de furacão :).
bj*

X disse...

Sempre a aprender! Obrigada pela partilha de informacao!

Eu, em Lisboa, so temo um terramoto! E que trabalho mesmo no Bairro Alto e aquilo demoronar-se-a tudo caso haja um sismo :(

_+*Ælitis*+_ disse...

Ao menos isso, ja tens experiencia para saber lidar com eles! mas como todo o cuidado é pouco apenas digo: CUIDA-TE! cuidem-se! :) beijokas de tão longe :)

Carlos Manta Oliveira disse...

Confesso que não sabia nem sei nada sobre Tufões. Espero que aproveitem então esses dias extra de férias, mas com muito cuidado!