quarta-feira, agosto 23, 2006

SOZINHA

Quando somos apenas eu e ele, somos o casal.
Quando acontece alguma coisa
Sentimo-nos sempre apoiados
Um apoio mútuo que ajuda a ultrapassar as dificuldades.
Quando o primeiro filho nasce esse apoio continua
Agora repartido com o elemento mais novo da família.
Deixamos de fazer muita coisa a dois e passamos a fazer a três.
E quando acontece algo estamos sempre juntos, sempre os três.
Quando aparece mais um filho as coisas alteram-se.
E não passamos a fazer tudo a quatro
Há coisas que o mais pequeno não pode fazer.
Há novos horários a cumprir: para comer, para dormir...
Há sítios onde o mais velho pode ir, mas não o mais novo...
E passamos a fazer mais coisas a dois.
Mas não a dois enquanto casal
A dois enquanto mãe-filho ou pai-filho.
Por vezes a sensação de que o tempo a quatro não chega
Nas situações urgentes a aflição agora é diferente
Quando o mais velho vai ao médico de urgência
Já não tem a companhia do papá e da mamã
Geralmente tem a companhia do papá
Pois a mamã dá de mamar e fica com o mais pequeno
E dói tanto, a espera, a ansiedade...
Tenta-se diminuir a distância através do telemóvel.
Mas a sensação de não ser boa mãe
De não estar presente quando ele precisa.
Essa está muito presente
E deixa o coração muito apertado
E queremos que este mais pequeno cresça rápido.
Para podermos estar mais tempo juntos, para podermos ir todos...
Às vezes, sinto-me sozinha com a amorinha.
E sinto que o meu boneco precisa mais de mim.
Do meu tempo e da minha atenção...dos meus mimos
Mas por outro lado a amorinha também precisa de mim
É um dilema, uma ansiedade
E a nostalgia de ver a amorinha deixar de ser bebé
É acompanhada da expectativa
De mais programas a quatro
E mais tempo juntos
Os quatro!

36 comentários:

Gonio disse...

Por cá os programas a 4 também ainda são limitados! É como dizes, se o mais crescido quer ir ao cinema vai acompanhado da mãe ou do pai.
Felizmente ainda só tivemos uma urgência com o mais velho e fomos os 2 porque temos a sorte de ter uma avó a morar no andar de cima e o Vasco ficou com ela um bocadinho.

Não te entristeças com isso, não és má mãe não senhora, serias sim, se levasses a amorinha para um local, como o hospital sem necessidade!

Está tudo bem com o Daniel??

Beijinhos,

Rita disse...

vieram-me as lágrimas aos olhos percebo o q sentes e deixo te um beijo enorme!

Little Miss Sunshine disse...

O mais pequeno lá de casa ainda não nasceu e eu dou comigo a pensar nessas situações. Que para o ano o Gonçalo vai ter idade para fazer muitas actividades e que não podemos ir todos porque o bebé ainda é muito pequeno. Tenho a impressão que há coisas que vão acabar por ficar em stand by.
Não te culpabilizes.Beijinhos

Não desistir disse...

Pela maneira como descreves o amor que tens pela tua familia, o que mais deves ser é má mãe.....Lol
Beijinhos

Sónia disse...

Má Mãe?!Tu!?? NUnca! Deve ser uma angústia...Querer estar com os sempre por perto e não poder...
bjs para voçes

Margarida disse...

Entendo-te muito bem...
Às vezes sinto que estou a faltar sempre às duas...não sei se me fiz entender.

Já tinhamos saudades vossas

bjs

Anónimo disse...

Oieeeeeeeeeeee
Cmg não é assim, tlv pq as 2 têm uma diferença de idade muito grande.
Não te podes sentir má mãe, nunca.
Claro que tens 2 filhos é logico que tens de distribuir a atenção pelos 2.
Jokinhas

cloinca disse...

Mais beijinhos para ti e para a famelga! (nunca tinha usado esta expressão até conhecer o Carlos... !!!)
:*

Nina disse...

De facto não deve ser fácil, mas tenho a certeza que compensas todos esses momentos que consideras menos bons! Uma pessoa como tu só pode ser uma mãe com M grande!
Beijinhos, querida!

Anónimo disse...

Realmente eu nem nunca tinha pensado nisso, mas compreendo perfeitamente, deve ser dificil á brava quereres te dividir muitas vezes e não dá.
Mas sei que és boa mãe e isso é mesmo o mais importante,
Beijos

Mil Coisas disse...

Sabes Sandra, penso muito nessas coisas quando estou com o André e desejo um segundo filho... principalmente porque o papá trabalha em dois sitios e eu teria de ficar sosinha com eles...

Mas tu és uma mãe maravilhosa e em breve os programas a 4 irão acontecer :)

Beijos enormes,
Rute e André

Raquel Alabaça disse...

Mais uns dias e voltam a ter actividades a 4.

Beijocas

Carla Santos Alves disse...

Ai amiga

Estás a antecipar uma coisa de tb me vai acontecer...e se bem me conheço ...vai ser uma angústia pegada!!!

Bjs

Carla

Sefas disse...

Estou a começar a viver essa experiência tb. Beijocas

Piquinota disse...

Deixaste-me com um pequeno aperto no coração... é a maneira como escreves!

Mas é a evolução... e acredito que com o tempo as coisas custem menos, mas não contes habituar-te!:)


Jinhos

Natércia Charruadas disse...

Ohhhh, minha linda,
essa necessidade de estar em dois sítios deve realmente custar muito, mas não ponhas em causa o seres boa mãe. Só o facto de te preocupares assim já diz tudo. Aquele beijinho.

Anónimo disse...

Olá minha querida,
Gostei imenso deste post. Fez-me pensar...
Não amiga. As coisas comigo não andam bem. Nada de grave, mas corrosivo! Enervada, cansada, sem tempo para a Flor, o que me leva a ficar ainda mais enervada. E o tempo com a Flor não tem sido da melhor qualidade por tudo isso. Este post foi importante para mim. Obrigada!
Mil beijinhos,
Teresa

Amor de Mãe disse...

Estou a sentir-te um pc triste hoje... Vais ver k, num apice, a amorinha cresce e ainda vais ter saudades dele ser pekenina...
E ai voces vao fazer mts programas a 4!!!!

Jinhos e anima-te, ta?
:)

Susana Oliveira disse...

Deixa, a amorinha ta quase na idade de vos podes acompanhar.
Tudo a 4 :)

Nem quero imaginar como será o meu filho tar doente e eu nao poder levar ao medico, e ter que levar o pai. Deves sentir-te msm mal :(
Mas sabes que com o pai tambem está bem.

Beijoks

cvcsvg disse...

ISSO DEVE SER O QUE ME ESPERA DAQUI A UNS MESES.. NEM QUERO PENSAR!!

bEIJOSCAS

Anónimo disse...

Olá!
Não te podes culpar por nada disso, até porque faz tudo parte da vida, que como sabes nem sempre são rosas!!! Melhores dias virão de modo a que possam estar os 4 juntos a fazer as mesmas coisas!

O truque para dar leite ao meu piolho, é dá-lo com ele a dormir!! por enquanto ainda vai!! esta noite foram 2 biberons de 210ml!! nada mal, ãh!!

Beijokitas boas.

cristina disse...

Como te compreendo, as vezes sinto o mesmo, que não sou boa mãe, que não dou atenção devida à Gabi.
Não é fácil nos dividirmos em dois, então como a Margarida é mais dependente de mim, a Gabi fica ao encargo do pai.
Estou ansiosa que a Margarida cresca mais um bocadinho, se torne mais independente para eu puder me dividir em duas e dar às duas atenção e o amor que precisam.

Já me alarguei não foi.

Beijinho grande

Marlene disse...

Uma das vezes que me perguntaram quando dava uma mano/a à matilde, respondi: "Adorava engravidar já, mas a Matilde é muito pequena e acho ainda não conseguia dividir-me entre a matilde e outro bebe!" e é verdade... a matilde n vai ser filha unica, mas para já não! daqui a maui 1 aninho ou 2... se conseguiur convencer o pai!!!

Rita disse...

Desde que os gémeos nasceram que também sinto isso. Mas é como tudo na vida. Tudo tem um lado bom e um lado menos bom. Acima de tudo é muito bom ter muitos filhos e é óptimo que os nossos filhos cresçam na companhia de irmãos. Mas claro que é difícil estar em todo o lado e pertinho de todos.
Beijinhos

Docinho disse...

Como te percebo... tenho a sensação que tempo falta... que não consigo absorver tudo... e ainda só tenho uma : ( imagino daqui a uns anos com dois... ou mais ; )

Beijinhos sem tempo

Ica disse...

Quando começei a ler o teu post já estava a pensar que nos ias falar do 5º elemento da vossa familia, lol.

Deixa lá o tempo passa tão depressa que depois tens saudades da Eliane bebé.

Beijocas

rita

T disse...

Deve ser angustiante... UM BEIJO DOCE DOCE

reborn disse...

Mãe e mulher especial :)
Beijinhos fofos para ti e para a tua família :)***************

Ana Guida disse...

um beijinho mt grande e k essa angustia passe rapido!

Nita disse...

Pois é...quando temos 2 tudo é diferente...confesso que me assusta um pouco...bjinhs grandes, já estou mais calma em relação ás birras...acho que estou aprender...obrigado...

dixubo disse...

Fazes tudo o que podes pelos teus pequeninos e só não fazes mais porque é impossível uma pessoa dividir-se em duas!!! Acredito que às vezes seja difícil teres que te dividir para tomares conta ora de um, ora de outro, mas tudo isso faz parte e, melhor do que ninguém, sabes que não podes fazer mais porque simplesmente já fazes tudo por eles, sempre com amor e carinho! :)

Beijokas *** chuakkkk

Repolha disse...

Um beijo grande

Ana Santos disse...

como te percebo!
as vezes fico com a sensação que esqueço o mais velhinho porque tenho que dar mama ao pequenito, parece que passo mais tempo com o bébé.
Ao menos os passeios a pé podemos fazer os 4 juntos.
jinhos
ana e seus tesourinhos

RB disse...

nem sempre o tempo ajuda, complicado a diferença de idade e de actividades.
complicado teres de te dividir, falta tempo...
mas as alegrias compensam, não é?
um beijão

. disse...

Ainda não sei o que isso é, mas acho que consigo imaginar. Mas n fiques triste. Há outras coisas altamente compensatórias e o teu filho sabe bem que estás presente, SEMPRE.

sonho de bebé disse...

De certeza que ele um dia vai reconhecer que estiveste sempre com ele mesmo nas alturas que não pudias porque estavas com amorinha. Estavas em pensamento!
Beijinhos