terça-feira, agosto 22, 2006

POLIGLOTA

A minha língua é o português.
A língua do papá é o chinês – cantonense.
Em Macau, nas empresas privadas usa-se o inglês.
Na função pública usa-se o chinês e (cada vez menos) o português
São as duas línguas oficiais deste região administrativa especial...
Sempre defendi que um filho nosso
Deveria falar o português e o chinês.

A família do papá não sabe português
O único que fala português é o papá
Restrições económicas fizeram-no frequentar uma escola oficial
Administração portuguesa, escola portuguesa.
E aprendeu português.
Tão bem que não tem nenhum sotaque.
Tão bem que muitas pessoas pensam que um dos pais é português
Tão bem que me surpreende muitas vezes

Nunca se pôs a hipótese de filho nosso não falar chinês
Tal como nunca se pôs a hipótese de não falar português...
Eu falo um pouco de chinês embora a pronúncia não seja a melhor
Em casa falamos português
Devido à minha pronúncia evito falar chinês
O Daniel sabe que quando estamos os dois fala português
Que com o pai, a avó paterna e a tia fala chinês
Que a mamã e as pessoas em Portugal falam português
Que a empregada e na escolinha falam inglês...

Sei que se estivéssemos em Portugal
Seria mais difícil ele aprender chinês.
Aqui precisa do chinês.
Na rua, na escola, em casa com a família do papá.

Desde pequeno que também convive com a língua inglesa.
Os seus primeiros 18 meses de vida foram passados em casa
Com uma empregada filipina que fala inglês

Quando começou a falar misturava as línguas
Havia (há) coisas que só sabia (sabe) numa língua
Com um ano, de férias em Portugal
Ele a pedir “down, down” (para ir para o chão)
E as pessoas a olharem
Não me incomodava nem incomoda
ELe sabe-se explicar
E nós compreendemos o que quer.

Havia quem me dissesse que ele ia ficar baralhado
Que não ia aprender a falar tão depressa
Que não ia falar bem nenhuma das línguas
Começou a falar com 11 meses
Agora olha para as pessoas e “avalia-as”
E sabe que língua falar com cada uma delas.

Também há situações engraçadas, caricatas
De não saber uma determinada palavra na outra língua
E dizer em português na esperança que a outra pessoa perceba.
Acho que o português será a sua língua
Mas isso não impede que tenha aprendido as outras duas.

Agora pergunta-nos muitas vezes como se dizem as coisas
Como se diz em inglês ou em chinês
E acrescentou sozinho mais uma língua
O chinês oficial da China – o mandarim
Que irá aprender na nova escolinha
Por isso ainda bem que a curiosidade já despertou
Passarão a ser 4 línguas
Que as continue a aprender todas
Tão facilmente como até agora!

E com a amorinha as coisas estão a ser iguais.

Adenda 1: A ligação da net aqui em Macau está meio doida e não tenho conseguido comentar alguns de vocês.

44 comentários:

Gonio disse...

Eles aprendem com muito mais facilidade nessa idade!
Tenho um priminho com 5 anos que já fala bem Portugues, Alemão e Ingles. E já não se baralha.

Beijinhos,

A Horta Encantada disse...

É muito bom para eles falarem todas essas línguas... Também tenho um primito com 4 anos que fala alemão (língua da mãe), francês (língua do pai) e português (língua da avó). E não se baralha nada e compreende tudo.
É muito bom para os teus filhotes saber todas essas línguas, terá com toda a certeza vantagens no futuro.
beijocas

Anónimo disse...

Eu acho muito bom que ele saiba desde pequeno essas linguas todas. É muito mais fácil para eles aprenderem assim em pequenos, do que mais tarde.
Eu confesso que nem sou muito boa a linguas mas gostava de ser, por isso estou a pensar ir pro instituto aprender espanhol ou ingles, que desde que deixei de estudar, já me esqueci duma data de coisas.
Bjokas

cloinca disse...

Que maravilha!!
Isso para ele em termos futuros vai ser uma mais valia tão, tão grande... acho que voces sabem bem como!
Vocês são mesmo uma família muito especial...
Beijinhos grandes para voces!
Eu por cá... vou de férias! Volto em Setembro!!!
Beijos!!!

Ana disse...

É muito bom para eles saberem essas línguas todas....só os vai ajudar no futuro!
Beijocas

Miduxe disse...

Nem preciso dizer como entendo tudo o que escreves neste post,pois não!
Eles são uns felizardos pois já têm uma bela bagagem linguística; E quanto ao chinês é sem dúvida a próxima lingua a aprender por todos nós...
bjs

guga2004 disse...

Eu acho óptimo para ele, é sempre útil para o futuro e não o prejudica em nada, pelo contrário.

bjs Sandra

Mil Coisas disse...

É óptimo para o futuro dele que saiba todas essas linguas.

Eu gostava que o André começesse cedo a aprender o Inglês... vamos ver como correm as coisas.

Beijocas,
Rute e André

Susana Oliveira disse...

dizem que as crianças tem mais facilidade de aprendizagem de novas linguas que nos adultos.
Para ele vai ser bom saber tantas linguas no futuro.
Beijokas

Co(S)mic Gal disse...

Isso é optimo, e se eles aprendem com mais facilidade porque não? em qualquer lugar do mundo de desenrasca na perfeição!
Poliglota e tão pekenino! :)
Muitas Bjokax

Sónia disse...

Vai ser muito bom para ele futuramente.Hoje em dia quanto mais linguas falarmos melhor!
O Francisco vai falar duas linguas lá em casa, pois nos falamos a lingua oficial de CV e o portugues, mais tarde ira aprender o ingles e o Frances...
bjinhos poliglotas para voçes :))

Rita disse...

q rapaz poliglota!!

isso vai ser mto bom p ele num futuro e claro q nao se baralha, para as crianças é mto mais fácil!

margarida disse...

Há coisas que quanto mais pequenino, melhor se aprende e dizem os expert na matéria que é o que acontece com os idiomas. Sendo assim acho que o Daniel e a Eliana são uns priveligiados em poder contactar com todas essas línguas.

bjinhos

sonho de bebé disse...

Quatro linguas é dose! Mas é de pequenino que se aprende é muito mais fácil. Para eles vai sempre ser uma mais valia saber essas linguas que são das que mais se fala no mundo inteiro e puder conhecer as culturas. Vão ser muito enriquecidos com certeza!
Jinhos

Grilinha disse...

As crianças têm uma capacidade incrível...ponham-me lá a mim, a falar 4 linguas....Crasho !!! Baralho-me toda.. Uma beijocas para os Poliglotas !!!

sandra disse...

À primeira vista podemos pensar que é ser exigente demais para uma criança de apenas 4 anos, mas todas concordamos que é mto mais fácil assim novinhos.
Claro que se podem baralhar ao principio, mas depois é canja!

E vai ser optimo para o futuro do Daniel.

Bjinhos

PS - li o teu comentário no blog 'simplesmentemaria' e fiquei a saber que se pode pedir comida para bebés no avião! Nós estamos a pensar em ir a tenerife, nada que se compare com viajens de 10/14h, mas mesmo assim é sempre bom saber. Pena é que a coelhinha não gosta de comida de frasco/pacote, só mesmo a fruta. De resto, só tudo caseirinho!

Mãe Gabi disse...

:D sempre ouvi dizer que as crinaças aprendem muito rapido com mais facilidade que os adultos...
chines nao deve ser nada facl de aprender.

Manela disse...

Isso é óptimo para ele.
As crianças aprendem tudo tão rápido.
Bjs grandes

Anónimo disse...

Olá!
Olha, essa questão de certo modo preocupa-me. Caso eu venha a ter filhos, nascerão em Espanha. De certo modo parece mais fácil, mas pela proximidade dos dois idiomas a probabilidade de os misturar é maior. O ingles tb será essencial logo nos primeiros anos. Fica bem!

Anónimo disse...

Olá!
Olha, essa questão de certo modo preocupa-me. Caso eu venha a ter filhos, nascerão em Espanha. De certo modo parece mais fácil, mas pela proximidade dos dois idiomas a probabilidade de os misturar é maior. O ingles tb será essencial logo nos primeiros anos. Fica bem!

Amor de Mãe disse...

Ehhe!!temos Poliglota!!!!!
:)

Jinhos

Anónimo disse...

Pois olha...seja como for, chinês ou português gosto muito de ti!
Obrigada por tudo querida...

Anónimo disse...

Olá minha querida,
Acho impressionante a facilidade com que aprendem tudo com essas idades! Sem dificuldades aparentes! Vai ser uma mais-valia na formação do Daniel!
Quando fico sem vir aqui ao teu cantinho durante uns dias fico com saudades... é estranho esta virtualidade real...
Mil beijinhos,
Teresa

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
Como sabes a minha mãe é Macaense e desde pequena que as três linguas fizeram parte do vocabulário dela. Isto porque em casa falava-se o português, na rua com as amigas o chinês e em hong kong( quando ia a casa de umas primas) falava-se o inglês. Apesar de ter saido de Macau com 15 anos, ela domina na perfeição as três linguas. Por isso não te preocupes e no futuro é uma mais valia para o Daniel e para a amorinha..

Bjos
Carla

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Eles aprendem com muita facilidade, melhor que nós.
bjinhos

Carla Santos Alves disse...

Amiga!

Com a idade dele a aprendizagem é uma brincadeira e não custa nada ...e quanto mais linguas souber falar tanto melhor!!!!!

No futuro vai agradecer-te!!!

Bjs

Carla

Anna72 disse...

As crianças têm uma capacidade surpreendente de absorver informação! Parece-me que ele vai aprender a falar correctamente as 4 línguas e sem esforço.

Beijinhos para todos.

Não desistir disse...

Que giro! 4 linguas e são tão pequeninos!
Eu acho que o chnes deve ser dificilimo!
Beijinhos

Anónimo disse...

� verdade � a melhor idade para as linguas, na situa��o da minha prima que mora na Alemanha, a filha dela na altura com 4anos prcebia perfeitamente portugu�s e alem�o... tu falavas em portugu�s e ela respondia em alem�o.

S� fala alem�o mas percebe na perfei��o o portugu�s.

Acho espectacular.

beijokas

NaRiZiNHo disse...

Bem, o teu filhote promete!!!!
A esse ritmo, aprende o alemão, holandês, espanhol, italiano, grego, latim, sei lá mais o quê!!!! :D
Força ;)
:-*

Páginas escondidas disse...

As crianças aprendem com muito mais facilidade que os adultos!!!
Ainda bem que ele se está adaptar bem!!
É optimo saber várias línguas!! :)

Xana disse...

Isso é optimo para os teus meninos!! com a familia toda junta é que deve ser uma senhora confusão!!!!
beijokas
tica

Anónimo disse...

Olá! Com o meu filho não é muito diferente: em casa fala português, na escola inglês, tem aulas de alemão 3 vezes por semana e na rua e em todo o lado ouve suiço-alemão, que é um dialecto bastante diferente do alemão! Bjs.

Dani disse...

Pois é. A confusão está só nalgumas cabeças.
Eles quando são pequenos têm muito mais facilidade em assimilar outras línguas e aprende-nas sem esforço. Tenho alguns exemplos na minha família, embora seja somente com francês e inglês e não com uma língua tão diferente como é o chinês.
Beijinhos para os poliglotas! :)

X disse...

Que delícia de post!!!

Os teus filhos vão ser mesmo poliglotas :) Ainda bem que a aprendizagem não os está a baralhar pois de pequenino é que se aprende bem a falar uma língua.

E como é que a menina foi parar a Macau e casar com um "chinoca" que fala correctamente português? ;)

Sabes, quando conheci o meu marido, achei que ele era chinoca! Adoro os olhos orientais. O meu sonho era engravidar de uma menina de olhos verdes rasgados como os do papá :)

Quanto ao Correio da Manhã, também recebo a newsletter no computador todos os dias :)

Anónimo disse...

Olá lindinha
Para eles isso é muito bom.
Jokas

Sónia e MI disse...

Fico fascinada com a facilidade com que as crianças aprendem e contornam a situação.
É excelente para o desenvolvimento, eles são poços de conhecimento, o que para nós seria quase impossível, para ele, é facilimo.

:D eu não deixo de achar maravilhoso a forma como assimiliam e dão a volta aos problemas e situações com que se deparam.

beijocas grandes!!

Unknown disse...

Realmente q grande confusão! Eu ainda fico admirada com a capacidade de adaptação q as crianças têm. Tenho a certeza q os teus filhotes vão ser muito poliglotas e q isso só lhes pode trazer grandes vantagens no futuro.
Beijinhos
Alexandra

Sefas disse...

Realmente! Estou mesmo admirada. Ainda bem que estão a aprender tão bem, e admiro-te por aprenderes chinês!!
Beijos

dixubo disse...

A meu ver, nos dias que correm, isso é óptimo! Às crianças não custa nada e aos pouquinhos vão falando uma série de línguas como se cada uma delas fosse a materna. Acho excelente mesmo!!!~E digo até que estou cheia de inveja! Fico-me pelo português, obviamente, e depois inglês. Tirando isso...sou uma analfabeta de qualquer outra língua.

Beijinhos

RB disse...

é mesmo a melhor altura para aquisição linguistica!!!
muito bom mesmo, olha eu, uma nodoa!!!!!
bjs

Nina disse...

Toda essa aprendizagem que nos parece bem confusa vai-lhes ser preciosíssima:)

PaulaB disse...

Deve ser o máximo!
É curioso há muito pouco tempo li um artigo sobre uma criança saber mais que uma lingua e dizia que elas não se confundiam e avaliavam as pessoas para saber qual a língua usar, tal e qual como nos dizes.
É muito bom para o Daniel e vai ser para a Amorinha.
Jinhos

Repolha disse...

:D É a maneira mais eficaz de aprender línguas. Muitas vezes, de facto, acontece começarem a falar fluentemente mais tarde - mas nem por isso pior. Pelo contrário. Conheço um puto que só começou a falar corrido aos 3 anos, mas nessa altura falava o português, o alemão, o francês e o inglês (passou 3 anos a registar lol)