segunda-feira, agosto 07, 2006

BONECO

O brilho dos teus olhos
É mais intenso que a luz do sol
O teu sorriso é lindo
Inocente
Feliz!
Tão feliz que me faz feliz!
Fico perdida em pensamentos
A olhar-te a brincar
A correr
A saltar
A chamar-me a atenção
Para as coisas pequenas
Tão pequenas e insignificantes
Mas as mais importantes para ti
O arco íris com as suas belas cores
A bandeira de Portugal a esvoaçar
Um avião bem alto no azul do céu
Um passarinho que saltita
Coisas tão importantes
Que enchem o teu mundo
Às vezes a olhar-te feliz
Tenho medo
Medo por ti
Tão feliz e tão inocente
Como gostava que fosses sempre feliz
Como gostava de te proteger
Sempre
Como gostava que os meus braços fossem mágicos
E te fizessem sempre feliz!
Depois vês os sem abrigo na rua
E perguntas porque o senhor não tem casa
Porque dorme na rua
Porque está sujo, desgrenhado e cheira mal
E eu tento explicar
Mas também a mim me faltam as palavras certas
Porque não te quero pintar um mundo feio
Apenas mostrar a realidade
Mas ainda assim “dourá-la” um pouco
Porque és pequeno
Porque não te quero magoar
Mas também não te posso esconder o mundo
As imagens desta guerra (no Líbano)
Com os feridos e as crianças a chorar
Entram-nos pela casa dentro
E tu observas calado
Mas depois perguntas porque choram os meninos
Porque têm dói-dói
Onde está a mamã dos meninos
E a mim apetece-me chorar
Porque não te quero responder
Porque não te quero mentir
Mas esta realidade é demasiado dura
Explico que o menino tem dói-dói
Mas está no hospital e depois fica bom
Que não sei onde está a mamã dele
Talvez ainda não tenha chegado
Ou talvez não possa estar com ele
Tu ficas a pensar
Ar preocupado
Aceitas a explicação
Depois vais brincar
E tudo passa
As minhas explicações vão chegando
Mas eu
Eu fico a pensar
No dia em que as minhas respostas não serão suficientes
Que estás a crescer demasiado depressa
E que não gosto deste nosso mundo cruel em que vivemos.
Onde os inocentes são quem mais sofre
Por causa de uma guerra estúpida
E como eu te amo e quero que sejas sempre feliz, meu boneco!
Que essa luz que brilha nos teus olhos
Tenha sempre essa intensidade e essa sede de viver
De aprender e de ser feliz!

22 comentários:

Grilinha disse...

Oh...penso tantas vezes nisso. Não que tenha o mesmo problema...ainda é cedo...mas sei que vou ter, e custa-me. A realidade é mesmo cruel e por vezes tão triste. Eles são crianças. Devem ver o mundo lindo...é a oportunidade de assim pensarem, porque qdo crescerem...vão mudar de ideias...Como resolver...como tu o sabes...quem sabe fazer melhor? É dificil..Beijos

Anónimo disse...

Infelizmente tens toda a razão, este mundo é demasiado cruel pra que nós o possamos mostrar tal e qual como é,a uma criança!

Piquinota disse...

Passei só para deixar um grande jinho!!



JINHO

Amor de Mãe disse...

Confesso k este mundo real tb me assusta... sempre kis ter filhos, agora tenho um no ventre, e preocupa-me k ele cresça neste mundo tao cruel, tao cinzento... Preocupa-me k estes miudo sejam os homens de amanha, e aprendam com estas imagens, com pessoas futeis, com tanta informaçao, a viver um mundo assim, k tanta gente faz sofrer...

Adorei este teu desabafo em tom de poema... Ser mãe é mm preocupar-nos com a felicidade dos filhs, é nc kerermos ver tristeza no seu olhar...

Jinhos e optima semana

_+*Ælitis*+_ disse...

Esperando que a luz dos teus olhos possa ler isto um dia, com carinho e atenção e que ele cresça como tu queres :)

Beijinhos!

Anónimo disse...

Olá minha querida!
Penso tantas vezes nisso...
A altura das perguntas não devem tardar! Eu também não quero esconder nada, mas também penso que é cedo demais para eles verem que a vida afinal não é asim tão boa para todos! Enfim, paradoxos que temos de gerir não é linda?
O Boneco pareceu-me ser uma criança sensível! Adorei ver a forma como ele comia a sopa e olhava-nos com aqueles olhos enormes! Com um olhar a tentar absorver tudo o que ali se passava!
Mil beijinhos minha querida!
Teresa

Tita Dom disse...

Começam cedo a ser confrontados com a realidade que os rodeiam, e para tal temos que tentar ter resposta, o que nem sempre é facil...
Beijos

Anónimo disse...

Gostei muito do teu post. É muito verdade e eu tb sinto esses medos.

Jinhos

Anónimo disse...

Xi, nem quero pensar quando for eu a ter de saber dar resposta a essas perguntas.
beijocas

PaulaB disse...

Adorei o teu post!
Acho que é um medo que assombra qualquer mãe.
Tanto inocente a sofrer, dói muito. E como havemos de explicar tal sofrimento? Não sei...

Beijinhos
Paula e Lara

Anna72 disse...

Pois é... o velho dilema... como explicamos a uma criança este mundo louco em que vivemos?

Pelas tuas palavras, tenho a certeza que ele não poderia receber melhor explicação.

Beijinhos

mulher elástica disse...

Lindas as tuas palavras, verdadeira a tua e minha preocupação.
Mais uma vez deixas-me assim, sem palavras, só a ler o que tão sabiamente escreves.
Beijos incríveis

carla disse...

Penso tudo o que escreves-te, já li que as férias foram boas e curtas!!!

Beijocas

Carla Iglesias disse...

Olá Sandra,
Comoveste-me
Sinto o mesmo que tu e acho que qualquer mãe sente o mesmo!
Este mundo é tão cruel e eles são tão inocentes que queremos protegê-los para sempre.
Quando começam as imagens da guerra, eu mudo logo de canal. Agora que tenho filhos não aguento ver aquelas crianças a chorar, aterrorizadas.. é mesmo triste..


Bjos
Carla

sonho de bebé disse...

Fico contente por terem tido umas boas férias em Portugal e de terem chegado bem a Macau apesar do contratempo. Gostei muito das tuas palavras...
beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Palavras bonitas, emocionantes, ternas, e tão verdadeiras.
Acho que acima de tudo temos que explicar-lhes os motivos de tanta tristeza, eles são o futuro e pode ser que consigam fazer o que ainda hoje ninguém fez.

Bjs

RB disse...

lindo!!!!
doi, doi... cá dentro
um beijão

Gina A. disse...

Também eu sinto esses medos... e, por vezes, torna-se tão difícil explicar-lhes a realidade da vida... mas temos que, ao mesmo tempo, mostrar-lhes que a vida tem também coisas muito boas e mantermos a esperança de um mundo melhor!

Beijos



(ainda bem que tiveram umas boas férias aqui por estes lados! :)

Nina disse...

Que lindo!
És uma mãe excepcional:)
Beijinhos

Sónia disse...

Como entendo estas tuas palavras!O meu bebé ainda pequeno e eu já me preocupo com as perguntas que ele fará futuramente...
Bjinhos e boa semana para voçes

Quita disse...

Lindo o teu post!! COmo mãe estas dúvidas tb me assombram... gostava tanto que este mundo fosse melhor!!

dixubo disse...

Não sou mãe, mas compreendo-te perfeitamente. Não tenho um filho a quem amar mas também sofro ao ver o mundo de pernas para o ar. Tenho medo do amanhã, por mim, pelos outros, pelos que virão e pelas crianças, que sendo o futuro e a esperança, se vêem perdidas nas tristezas e devaneios.
Palavras para quê, não há que cheguem para descrever a brutalidade de imagens que nos chegam e dos sonhos traídos a inocentes que nada fizeram de mal.